Sinfônica do Espírito Santo apresenta o ciclo ‘Minha pátria’ de Smetana

por Redação CONCERTO 23/07/2019

Entre 1874 e 1879, o compositor Bedrich Smetana trabalhou em uma de suas mais importantes obras: o ciclo Má vlast, ou Minha pátria, em português. Composto de seis partes, ele evoca a paisagem e personagens checas, alinhado ao nacionalismo musical, muito presente no final na Europa do século XIX.

Entre elas, a mais conhecida é O Moldávia, inspirada no rio de mesmo nome, normalmente apresentada em concertos sinfônicos como uma peça independente. Nesta quinta-feira, dia 25, no entanto, o público de Vitória poderá conhecer o ciclo completo em concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo regido por Claudio Cruz, violinista e maestro, diretor da Orquestra Jovem do Estado, em São Paulo.

Smetana é influenciado pelo conceito de poema sinfônico tornado popular por Liszt, em que uma obra musical extrai sua inspiração de elementos extramusicais. A primeira parte de Minha pátria descreve o castelo de Vysehrad, onde viveram os primeiros reis checos. O Moldávia, que evoca o grande rio que cortava a região em que vivia o compositor, vem em seguida. A terceira parte, Sarka, recupera a lenda das mulheres guerreiras.

Z ceskych luhu a háju é o nome da quarta parte, inspirada nos bosques e florestas checos e nas pessoas que nelas vivem. A quinta parte, Tábor, descreve a paisagem do sul da Boêmia e relembra o passado de guerras da região, apropriando-se de um hino local, “Nós, guerreiros de deus”. Para encerrar, Blaník, nome de uma montanha na qual, diz a lenda, um enorme exército liderado por São Venceslau vive adormecido. 

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Maria João Pires fará recital pelo novo Teatro Cultura Artística
Notícias Festival do Theatro da Paz, em Belém, muda de formato
Entrevista Maestro brasileiro é selecionado para programa de Dudamel em Los Angeles
Roteiro Prepare-se: destaques da semana
Colunistas Atalla Ayan, de Belém ao mundo inteiro em uma década, por Luciana Medeiros

Claudio Cruz [Divulgação / Karin Van Der Broocke]
Claudio Cruz [Divulgação / Karin Van Der Broocke]

 

Curtir