Um ano após o início da pandemia, o Theatro Municipal de São Paulo homenageia uma de suas primeiras vítimas no meio musical brasileiro: a maestrina Naomi Munakata. Ex-diretora do Coro da Osesp e do Coral Paulistano, ela é tema de um documentário que será apresentado no dia 26 de março, às 17h30, no canal do teatro no YouTube.
A produção traz depoimentos de colegas, como integrantes do Coral Paulistano, dos maestros Jamil Maluf e Roberto Minczuk e da maestrina Maíra Ferreira, além de cenas inéditas de ensaios, como o da preparação da Sinfonia nº 3 de Mahler, seu último trabalho, em março de 2020. Também fazem parte do filme ensaios de obras como Komm, Jesu, komm BWV 229, de Bach.
Nascida em Hiroshima, em 1955, Naomi Munakata mudou-se para o Brasil aos 2 anos de idade e começou a cantar no coro criado por seu pai, Motoi Munakata. Estudou violino e harpa, além de se formar em regência e em composição.
Estudou no Brasil com Hans-Joachim Koellreutter e, na Suécia, com o maestro Eric Ericson. Desde cedo, revelou interesse pela atividade coral, trabalhando com maestros como Eleazar de Carvalho, Hugh Ross, Sérgio Magnani e Roberto Schnorrenberg.
Dirigiu o Coral Jovem do Estado de São Paulo, foi diretora da Escola Municipal de Música, assim como professora na Faculdade Santa Marcelina e na Faam. Esteve à frente do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo a partir do final dos anos 1990. E foi responsável por criar iniciativas marcantes, como o Coro Infantil da Osesp e o Coral Juvenil da Osesp.
Em 2015, ela deixou a Fundação Osesp e, em 2017, assumiu o Coral Paulistano Mário de Andrade, grupo estável ligado ao Theatro Municipal de São Paulo, da qual já havia sido regente assistente.
Morreu no dia 26 de março de 2020, após duas semanas internada em um hospital de São Paulo, vítima da Covid-19.
Leia mais
Notícias Ópera ‘A peste’ cria diálogo entre ficção e o mundo atual
Notícias Duo Abdalla promove apresentações e oficinas sobre interpretação e educação musical
Notícias Instituto Baccarelli retoma campanha de doações
Colunistas Crônica de um desmonte anunciado, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.