Turíbio Santos participa dos Encontros CLÁSSICOS da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 12/11/2020

O violonista Turíbio Santos participa neste sábado, dia 14, a partir das 11 horas, dos Encontros CLÁSSICOS da Revista CONCERTO. Ele vai apresentar peças e conversar com o jornalista João Luiz Sampaio sobre o lançamento em CD, pelo selo Warner Classics, de gravações dos anos 1970 nas quais interpreta obras do repertório espanhol.

O álbum duplo traz um disco com peças para violão solo e outro com peças para violão e orquestra, com destaque para o Concerto de Aranjuez, registrado em Monte Carlo.  Em entrevista à edição de novembro da Revista CONCERTO, Turíbio Santos contou sobre a origem das gravações.

 “Em 1965, quando cheguei na Europa para fazer o concurso da ORTF, em Paris, eu já levava comigo um disco com os 12 estudos do Villa-Lobos, que eu gravara a pedido de Mindinha Villa-Lobos, como o primeiro registro do museu que ela criou em 1960. Ganhei o concurso e então a gravadora Erato me procurou para que eu fizesse um LP. Queriam que eu fizesse música espanhola, mas eu disse que não, que queria regravar os estudos. Imagina, caíram na gargalhada, falaram que eu era muito folgado, já queria ditar as regras”, disse.

No final, a gravadora se convenceu: e o disco vendeu, ao longo de dez anos, mais de um milhão de cópias, em 38 países. “Eles então falaram: vamos agora fazer o disco espanhol? E eu disse de novo que não, que queria seguir gravando Villa-Lobos, o Concerto para violão, os Prelúdios, o Sexteto místico. Mas virou uma brincadeira nossa. Sempre que íamos fazer um disco, eles me perguntavam: podemos fazer o projeto com música da Espanha? Até que então eu resolvi fazer. É um repertório do qual gosto muito, de verdade, e acho o resultado muito bom.”

Clique aqui e veja mais detalhes sobre como participar no Roteiro do Site CONCERTO.

[Adendo em 15/11: clique aqui para assistir ao Encontros CLÁSSICOS Turíbio Santos.]

Leia mais
Notícias
Coronavírus leva o pianista Luiz Senise
Notícias Sala Cecília Meireles abre ciclo das sonatas para piano de Beethoven
Opinião Prefeitáveis, por Luciana Medeiros

O violonista Turíbio Santos [Reprodução]

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.