A Orquestra do Theatro São Pedro de Porto Alegre celebra em apresentação no dia 10 seus 40 anos. O concerto acontece no recém-inaugurado Teatro João Simões Lopes Neto – vizinho do antigo teatro aberto em 1858, que ficará fechado por um ano para reformas.
O programa começa com dois compositores gaúchos: Fernando Mattos, autor de As parcas, e Armando Albuquerque, de quem será tocada Evocação de Augusto Meyer. Em seguida, a orquestra interpreta O Moldávia, de Smetana, e o Concerto para piano de Grieg, com solos do pianista Cristian Budu.
Atual diretor da orquestra, Evandro Matté convidou para a apresentação os três regentes que o antecederam no cargo: Fredi Gerling (que dirigiu o grupo entre 1989 e 1995), Lutero Rodrigues (1996 a 2003) e Antônio Carlos Borges-Cunha (2004 a 2017).
“É muito importante chamá-los. Além disso, foram meus professores na universidade: Gerling, de música de câmara, Cunha, de composição”, contou Matté em entrevista a Irineu Franco Perpetuo, publicada na edição de abril da Revista CONCERTO [leia aqui; acesso exclusivo para assinantes].
A orquestra foi criada como grupo de formação, para dar oportunidade aos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fruto de uma parceria informal entre a direção do teatro e o Departamento de Música da universidade, envolvendo o violinista e professor Marcello Gershfeld, o professor de regência, Arlindo Teixeira, o maestro José Pedro Boéssio e o coordenador da área de música da Subsecretaria de Cultura do Estado à época, Ayres Potthoff.
Com o tempo, a orquestra se profissionalizou e hoje realiza uma temporada que vai do repertório sinfônica à ópera, além de concertos didáticos e comunitários em diversas cidades do Rio Grande do Sul.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias João Guilherme Ripper assume curadoria artística da Orquestra Sinfônica Brasileira
Notícias Tenor Rolando Villazón e harpista Xavier de Maistre fazem recitais no Cultura Artística
Notícias Trombonista Darrin C. Milling toca obra de Juliana Ripke no Espírito Santo
Notícias Em Londrina, os últimos momentos de Cristo na cruz segundo Haydn
Opinião Lição de Eunice Katunda, por Ana Cursino Guariglia
![O maestro Evandro Matté [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-theatro_sao_pedro.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.