Legado do compositor santista, nascido há 100 anos, será tema de concertos virtuais e mesas-redondas
Entre os dias 26 e 29 de abril, o grupo de pesquisa CNPq/UFMT ContemporArte promove o Congresso “Gilberto Mendes e seu rizoma”. O evento será inteiramente digital, com transmissão pelo canal de YouTube da PPGECCO da Universidade Federal do Mato Grosso.
O congresso é uma homenagem ao centenário de nascimento do compositor Gilberto Mendes (1922-2016), e reúne importantes artistas, pesquisadores e musicólogos, como Beatriz Alessio, Livio Tragtenberg, Maria Lúcia Pascoal, Paulo Chagas e Rita de Cássia Domingues dos Santos, entre muitos outros. Na conferência de abertura, no dia 26 às 13h30, o compositor e professor Rodolfo Coelho de Souza (USP/ FFCLRP) discorre sobre “Aspectos de Intertextualidade e de Influências na obra de Gilberto Mendes”.
A mesa-redonda 1, “Gilberto Mendes e seu rizoma”, acontece no dia 27 às 13h30, seguida às 15h30 pela mesa 2 “Questões interpretativas e processos composicionais de Gilberto Mendes”. “Gilberto Mendes em diálogos inter-artes” é o título da mesa 3, dia 28 às 13h30, que será seguida, às 15h30, pela conferência de Diósnio Machado Neto “Da Vila Socó à Paraisópolis, o discurso político de Gilberto Mendes e a música engajada hoje”. A mesa de encerramento acontece no dia 29, às 9h30, com a participação de Heloísa de A. Duarte Valente e Yuri Behr Kimizuka, com o título “Com o anjo azul e a princesa das selvas, ou: Santos, a semiosfera de Gilberto Mendes”.
A programação completa do congresso pode ser acessada aqui.
Leia também
Revista CONCERTO Múltiplo, fascinante e atual, por João Marcos Coelho
Textos Adeus, Gilberto Mendes, por Irineu Franco Perpetuo
[Clique aqui e ouça o “Papo de Música”, podcast da Revista CONCERTO, gravado em Santos por ocasião dos 90 anos de Gilberto Mendes.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.