A décima-sexta edição da Semana do Cravo será realizada na próxima semana no Rio de Janeiro, a partir do dia 23. O evento tem direção artística de Marcelo Fagerlande e vai promover recitais, lançamentos e debates no Clube de Engenharia, no centro da cidade, além de uma homenagem póstuma à cravista Violetta Kundert
No dia 23, o primeiro recital do evento vai reunir alunos da Unicamp, do Conservatório de Tatuí, da Escola de Música Villa-Lobos e da Escola de Música da UFRJ em torno de um repertório formado por obras de Dandrieu, José Maurício Nunes Garcia, Bach, Purcell, Böhm e Osvaldo Lacerda, entre outros. Os alunos também se apresentam no dia 24 (com peças de Scarlatti, Bach e Couperin, entre outros) e no dia 25 (em recital dedicado a peças de Couperin, Telemann, Byrd, Frescobaldi e Nazareth, entre outros).
Uma mesa vai discutir, no dia 24, “o papel do acompanhador de cravo nas instituições e festivais brasileiros”, com a participação de Isabel Kanji, Eduardo Antonello, Robson Bessa, Leandra Vital e Clara Albuquerque. No mesmo dia, com Fagerlande, Marcelo Portela Nunes, Mayra Pereira, Maria Ainda Barroso e Eduardo Antonello, um debate vai recuperar o cravo e seus intérpretes no Rio de Janeiro nos anos 70, 80 e 90.
No dia 25, outras duas mesas: “Pesquisas recentes em torno do cravo e da música barroca”, com Erasmo Estrada, Cesar Ghidini, Clara Albuquerque, Carlos Eduardo Vieira e Mayra Pereira; e “Aspectos atuais do ensino de cravo nas instituições brasileiras”, com Luciana Camara, Jaime Ninice, Pedro Persone, Beatriz Pavan, Fernando Cordella e Ana Cecilia Tavares.
Durante o evento, que é promovido pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, também serão lançados os Anais da XV Semana do Cravo, que podem ser acessado pela internet.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Notícias Marcelo Fagerlande fala sobre a XVI Semana do Cravo, por Luciana Medeiros
Notícias Concertos semanais de órgão promovidos por Elisa Freixo em Tiradentes são cancelados
Notícias Matriz de Tiradentes: pároco afirma que programação do órgão continua mesmo sem Elisa Freixo