O Festival Ópera na Tela chega este ano à sua quinta edição, realizando um desejo antigo de seus criadores e produtores, o casal Emmanuelle Boudier e Christian Boudier, da Bonfilm: promove em São Paulo sua primeira maratona de óperas filmadas em alta definição.
A agenda começa na capital paulista, com gravações de dez produções inéditas a partir desta sexta-feira, dia 18, no Museu da Casa Brasileira, seguindo até o dia 27. No Rio de Janeiro, as exibições começam no dia 31 de outubro, no Parque Lage, tradicional casa do evento.
As produções são oriundas de teatros como o Scala de Milão e a Ópera de Paris e filmadas em 2018 e 2019 – algumas delas, apenas alguns dias antes da exibição, caso de La traviata francesa, em que Violetta Valéry se torna uma digital influencer, registrada no dia 24 de setembro em Paris e programada para o dia 26 em São Paulo. O repertório cobre diferentes períodos e estilos da história do gênero, sempre com grandes artistas no elenco.
Entre as produções, estão Il Trovatore, de Verdi (produção da Arena de Verona, com Anna Netrebko); Rigoletto, de Verdi (Festival de Bregenz); Lohengrin, de Wagner (Festival de Bayreutrh, com Piotr Beczala e Anja Harteros); Falstaff, de Verdi (Ópera Estatal de Berlim, regência de Daniel Barenboim); A viúva alegre, de Franz Lehár (Ópera de Roma, com o barítono Paulo Szot); Manon Lescaut, de Puccini (Scala de Milão, com Maria José Siri); Orfeu e Eurídice, de Gluck (Scala de Milão); Don Giovanni, de Mozart (Ópera de Paris, regência de Philippe Jordan); e A coroação de Popeia, de Monteverdi (Festival de Salzburgo).
Cada apresentação será precedida de breve comentário sobre a ópera feito pelo jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio. E o pesquisador e professor Sergio Casoy fará, ao longo da programação, palestras sobre a história do gênero: no dia 23, a conversa gira em torno das origens da ópera e do período barroco; o dia 25 trata do classicismo ao romantismo; e o dia 26 aborda o romantismo e o romantismo tardio.
A programação inclui ainda um recital, no sábado, dia 19, da mezzo soprano francesa Valentine Lemercier, acompanhada da pianista georgiana Nino Pavlenichvili.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Revista CONCERTO Ópera, cinema, educação, por Luciana Medeiros
Notícias Mezzo soprano Eva Zaïcik realiza turnê brasileira
Revista CONCERTO Todos os cantos: uma conversa com Eva Zaïcik, por João Luiz Sampaio
Opinião Olga em Gdansk, por Gerson Valle
Opinão Madame Butterfly: um testemunho, por Jorge Coli