Flo Menezes estreia a NeutrinÓpera ‘Ritos de perpassagem’

por Redação CONCERTO 24/09/2019

O Theatro São Pedro encerra sua temporada lírica este mês com a estreia mundial de Ritos de perpassagem, do compositor Flo Menezes, encomendada pela Santa Marcelina Cultura. A direção musical é de Ricardo Bologna e a direção cênica, de Marcelo Gama.

Escrita para sete vozes solista, narrador, coro, oito percussionistas, orquestra e eletrônica, a obra é definida pelo compositor como uma NeutrinÓpera em dois Trans-Atos e entrecruza episódios do início e do fim do Pitagorismo – eventos das vidas de Pitágoras e Johannes Keppler –, abordando de forma não linear temas históricos, físico-matemáticos, musicais, filosóficos e políticos. As récitas acontecem nos dias 27, 28 e 29.

“Chamo-a de NeutrinÓpera pois ela atravessa o gênero operístico no tempo e no espaço como um neutrino. Aliás, os neutrinos, somados aos ritos de passagem, constituem os dois elementos que se conjugam com o elemento principal: Pitágoras e o Pitagorismo. É como se Pitágoras fosse visto por mim como um neutrino, um neutrino da história da humanidade, viajando, porém lentamente e interagindo com quase tudo: física, música, cosmologia, política, ética, religião e filosofia. Arrisco-me a dizer que Pitágoras influenciou mais a humanidade que Cristo”, explica o compositor em entrevista à Revista CONCERTO.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Revista CONCERTO
Ópera como visão de mundo, por João Luiz Sampaio
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Notícias Osesp faz ciclo grandes clássicos com violoncelista Marina Martins
Crítica Uma noite no grande museu das novidades, por Leonardo Martinelli

Theatro São Pedro [Divulgação]
Theatro São Pedro [Divulgação]

 

Curtir