‘O cavaleiro da rosa’, de Strauss, retorna ao Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 05/08/2022

A ópera O cavaleiro da rosa, de Richard Strauss, será apresentada nos dias 5, 7, 9, 11 e 13, no Theatro Municipal de São Paulo. A produção é assinada pelo diretor argentino Pablo Maritano e o maestro Roberto Minczuk, à frente da Orquestra Sinfônica Municipal. Também participa o Coral Paulistano, dirigido pela maestra Maíra Ferreira.

A obra foi apresentada no Municipal em 2018, mas segundo Maritano não se trata de uma remontagem exata da produção anterior. Novos cenários foram realizados e o diretor propõe uma nova leitura para a obra.

“Há um olhar particular, ligado a mundos que somem e aparecem. Nos anos 1910, quando a ópera surge, o mundo está prestes mudar para sempre. Logo viria a Primeira Guerra e o mundo como era então conhecido desapareceria”, lembra Maritano. “E há também um olhar para o fato de que esses personagens estão diluídos no universo freudiano, em uma percepção da realidade como sonho.”

Há também mudanças importantes no elenco. Carla Filipic segue como a Marechala e Luisa Francesconi volta a interpretar Octavian. Mas Sophie agora será cantada pela soprano Lina Mendes e Ochs, pelo barítono Hernán Iturralde. Outro destaque é a presença de Atalla Ayan no papel do Tenor Italiano. 

Em O Cavaleiro da Rosa, a experiente Marechala vive uma relação com jovem Octavian e o velho barão Ochs, por Sophie. Mas os dois jovens se apaixonam, levando ao que Maritano define como uma mistura de “comédia de salão e reflexão metafísica”.

“O que Strauss propõe, em uma partitura repleta de sensualidade, humor refinado e construção hábil de personagens e seus mundos interiores, apostando em um uso pouco usual de timbres e em técnicas como a utilização de Leitmotive, é um casamento sem nostalgias entre o século XVIII e o então nascente século XX. Strauss foi, afinal, um homem de seu tempo. E, como tal, imaginou e reinventou um passado que, naquele instante, ganhava cores quase míticas em um mundo em profunda transformação”, escreve João Luiz Sampaio sobre a ópera em texto publicado pela Revista CONCERTO em 2018. 

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Acervo CONCERTO
‘O Cavaleiro da Rosa’, por João Luiz Sampaio
Notícias Cursos CLÁSSICOS On-line divulgam programação de agosto
Notícias Percussionista Andressa Daniella Santos vence Prêmio Eleazar de Carvalho
Notícias Osesp apresenta concertinos de Francisco Mignone na Sala São Paulo
Notícias Festival de Ópera de Pernambuco resgata 'A Compadecida', de José Siqueira
Crítica Thibaudet e São Paulo Chamber Soloists brilham em apresentação na Sala São Paulo, por Nelson Rubens Kunze
Crítica Jakub Józef Orlínski fascina plateia da Sala São Paulo em recital memorável, por Irineu Franco Perpetuo

Cena de 'O Cavaleiro da Rosa', de Strauss [Divulgação/Stig de Lavor]
Cena de 'O Cavaleiro da Rosa', de Strauss [Divulgação/Stig de Lavor]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.