O Theatro Municipal de São Paulo estreia nesta sexta, dia 31, uma nova produção da ópera Macbeth, de Verdi. Primeiro trabalho do compositor a partir da obra de Shakespeare, a obra marca o início de uma transformação na carreira de Verdi, em direção à caracterização profunda de personagens que se tornaria uma de suas marcas.
Roberto Minczuk assina a direção musical, à frente da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico Municipal. E Elisa Ohtake faz sua estreia como diretora de óperas, propondo uma montagem atemporal com uma linguagem contemporânea da obra, focada na ganância, na culpa e no poder.
"Quis trazer um pouco da minha liberdade de direção em teatro contemporâneo para a ópera. Crio o cenário e a direção cênica juntos, difícil para mim pensar os dois separados, portanto, em ambos optei por fazer desdobramentos da qualidade desmedida, da hybris, presente no texto de Shakespeare e em Verdi", afirma a diretora.
“Com a rapidez das telas, vivemos uma sobreposição de guerras como nunca na história e seguimos anestesiados. Em um contexto de ópera, porém, com códigos muito mais definidos que o teatro contemporâneo, qualquer pequena extravagância tende a ser mais notada e estranhamentos potentes podem ser um pouco maiores, inclusive aqueles acerca da ultraviolência e de nosso torpor atual", ressalta.
"Assim como a ganância violenta dos protagonistas, alguns objetos de cena também operam na desmedida. Por exemplo, Lady Macbeth não só não consegue tirar o sangue das mãos, como o espalha pelas paredes e móveis; o bosque das bruxas é uma área desmatada e as estruturas do castelo, paredes e teto, incluído o céu acima, oprimem os personagens.”
Dois elencos vão se dividir ao longo da temporada. As sopranos Marigona Oerkezi e Olga Maslova interpretam Lady Macbeth; Craig Colclough e Douglas Hahn vivem Macbeth. Completam o elenco os baixos Savio Sperandio e Andrey Mira (Banquo) e os tenores Giovanni Tristacci e Enrique Bravo (Macduff).
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Acervo CONCERTO ‘Macbeth’, de Giuseppe Verdi, por Lauro Machado Coelho
Notícias Theatro Municipal de São Paulo estreia produção de ‘Macbeth’, de Verdi, assinada por Elisa Ohtake
Notícias Jac van Steen rege ‘Ma vlast’, de Smetana, com a Osesp
Notícias Filarmônica de Minas toca obras de Rachmaninov e Hindemith com Ira Levin
Podcast Karin Fernandes e o piano contemporâneo
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.