Theatro Municipal de São Paulo recebe sopranos para homenagear Maria Callas

por Redação CONCERTO 08/12/2023

O Theatro Municipal de São Paulo apresenta hoje e amanhã um Tributo a Maria Callas, com a participação das sopranos Camila Provenzale, Rosana Lamosa e Eiko Senda, e regência de Roberto Minczuk à frente da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico Municipal. As apresentações são uma parceria com a Cia. Ópera São Paulo.

O programa é 100% dedicado a compositores italianos, uma alusão ao auge de Callas como prima donna absoluta do La Scala, em Milão, na década de 1950. O repertório também dá vazão a diferentes vertentes exploradas pela voz de “La Divina”, com obras do verismo, de Giuseppe Verdi e, em especial, do bel canto, repopularizado por ela após anos de ostracismo dos grandes teatros. 

Em entrevista à Revista CONCERTO de dezembro, as sopranos falaram sobre como veem o legado de Maria Callas. “Ela viveu uma vida de ópera. Como cantora, carregou todo esse sofrimento e essa dor na expressão – talvez até para salvar a si mesma”, afirma Eiko.  

Para Camila, essa intensidade se revela também em precisão e versatilidade. “As variações dela são muito limpas, é possível identificar exatamente cada nota de seu canto. Mesmo nos improvisos, ela estava no controle e sabia onde queria chegar. Isso é muito poderoso!”, avalia. 

“Para ela, o texto muitas vezes estava acima da música. Se o drama pedisse, ela não se importava de fazer uma nota às vezes não necessariamente bonita”. completa Rosana.

Clique aqui para ler a matéria “Intensidade e versatilidade”, por Amanda Queirós, sobre o Tributo a Maria Callas, publicada na edição de dezembro da Revista CONCERTO (exclusivo para assinantes).

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias
Prêmio CONCERTO 2023: participe da votação do público!
Especial Callas, 100: cantores, maestros, diretores e instrumentistas escolhem suas gravações preferidas
Opinião Maria Callas e o museu do imaginário da humanidade, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião Callas, Gobbi e um ‘Rigoletto’ aterrorizante, por João Luiz Sampaio

Orquestra Sinfônica Municipal durante concerto no Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação/Sylvia Masini]
Orquestra Sinfônica Municipal durante concerto no Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação/Sylvia Masini]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.