O Coletivo Ubuntu Brasileiro apresenta nesta semana uma releitura da ópera Carmen, de Bizet, com elenco 100% negro. As récitas acontecem no dia 2, no Conservatório de Tatuí, e no dia 6, no Auditório Claudio Santoro, no Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Felipe Venâncio assina a direção cênica da ópera, que terá a participação do Coro e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. A direção geral é de Mere Oliveira, que também interpreta o papel-título. Marcos Baldini e Emmanuele Baldini assumem a direção musical e regência.
A montagem faz parte do projeto ‘Ópera de Calça Jeans’, que leva a ópera de Bizet para a realidade boêmia brasileira das baladas, dos morros e dos bares. A periferia se transforma em pano de fundo para recontar a história, cujo tema central se adapta para discutir questões contemporâneas como gênero, raça e o feminicídio. O espetáculo narra a trajetória de uma Carmen igualmente sedutora, livre e forte, que vive num autêntico retrato de um Brasil contemporâneo e periférico.
O Ubuntu Brasileiro é um coletivo de artistas fundado por Michel de Souza, Edna D’Oliveira, Iberê Carvalho e Mere Oliveira, que nasceu da representação dos cantores do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.
Sob a máxima “Humanidade para com os outros”, o termo Ubuntu expressa a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade. Assim, o Ubuntu Brasileiro desenvolve ações para a promoção, representatividade e protagonismo de negros e indígenas no meio musical brasileiro, principalmente na ópera e na música de concerto, com base em ações afirmativas, educacionais e artísticas, sensibilizando e mobilizando indivíduos, instituições educacionais e artísticas em prol do protagonismo ao artista negro.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Theatro São Pedro estreia ‘Oposicantos’, nova ópera de Flo Menezes
Notícias Prepare-se: destaques da agenda musical da semana
Notícias Seminário internacional em Brasília lança relatório com recomendações para políticas públicas de arte, cultura e educação
Crítica Boas notícias que vêm do interior, por Jorge Coli
Opinião Dois mestres, duas grande sinfonias, por João Marcos Coelho
Podcast Novo episódio do Panorama Clássico aborda os 20 anos de Fundação Osesp
![Cena da produção de Carmen [Divulgação/Guilherme Moreira]](/sites/default/files/inline-images/W-Carmen-%40guilhermemoreira.foto-91.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.