Osesp faz estreia latino-americana de concerto para sheng de Unsuk Chin

por Redação CONCERTO 14/03/2024

A Osesp faz, nos dias 14, 15 e 16, a estreia latino-americana de Hino para todos, de Jessie Montgomery, e do Concerto para sheng, de Unsuk Chin. O programa, com regência de Thierry Fischer, tem ainda a Sinfonia nº 2 de Brahms. Sem o concerto, a Osesp toca também no dia 17, pela série Concertos Matinais.

O sheng é um instrumento chinês feito de tubos de bambu de diferentes comprimentos, escrito por Unsuk Chin. O solista será Wu Wei, especialista nesse instrumento.

Em entrevista a Irineu Franco Perpetuo, publicada na edição de março da Revista CONCERTO, a compositora falou sobre a gênese da obra (leia o texto completo aqui; exclusivo para assinantes).

“Foi minha primeira e até agora única obra com um instrumento tradicional asiático. Não a escrevi por estar interessada em algum tipo de fusão Oriente-Ocidente. Não, foi por causa de três coisas: o sheng, de três mil anos, desenvolveu-se ao longo dos séculos de um modo que podia ser bem combinado com a orquestra sinfônica ‘ocidental’ moderna, e realmente tenho em mente a orquestra sinfônica moderna: em outras palavras, levando em conta as revoluções nos últimos cem anos. O mecanismo de chave tornou possível o cromatismo, a polifonia e um âmbito muito amplo que, em conexão com a versatilidade tonal e a variabilidade de sua dinâmica, contribuíram para o fascínio desse instrumento, tocado com respiração circular”, disse.

Segundo Chin, outra razão que a levou a escrever a peça foi o solista, Wu Wei, “fluente, virtuosístico e criativo em ambos os mundos, e um virtuose espantoso”. “A terceira foi também para realizar um sonho de longa data: conheço esse instrumento desde a infância, pois existe um similar na Coreia. Não foi fácil escrever o concerto, pois o sheng é um instrumento altamente complexo, mas foi um trabalho gratificante, e noto com satisfação que colegas excelentes agora também estão escrevendo concertos para esse instrumento.”

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias Orquestra Jovem do Estado lança temporada 2024 com grandes obras do repertório
Notícias Osuel abre com Cristian Budu temporada em que celebra 40 anos
Entrevista André Cardoso: 'Em meio às dificuldades, o ânimo é redobrado', por Luciana Medeiros

A compositora Unsuk Chin [Divulgação]
A compositora Unsuk Chin [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.