Concurso internacional promove violão popular de Chico Mário

por Redação CONCERTO 05/02/2023

Estão abertas até o próximo dia 16 de fevereiro as inscrições para 1º Prêmio Francisco Mário de Guitarra Popular. Podem participar violonistas de qualquer nacionalidade, desde que residentes em países das Américas. O Prêmio é realizado pelo Instituto Cultural Chico Mário (ICCM), em parceria com o Instituto Guimarães Rosa (IGR) do Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Os vencedores receberão U$ 9.000 em dinheiro além de troféus confeccionados pelo artista Mauricio Manzo.

O Prêmio tem como objetivo valorizar os talentos do violão em todas as Américas e promover a obra e memória do compositor mineiro Francisco Mário, um dos pioneiros da música independente no país. Irmão mais novo de Betinho e Henfil, Chico Mário, como é conhecido, viveu apenas 39 anos, vítima do HIV contraída em uma transfusão de sangue contaminado. 

Para participar, cada instrumentista deverá gravar um vídeo interpretando ao violão uma das composições de Chico Mário. “É um esforço para internacionalizar cada vez mais a obra do Francisco Mário, e manter sua música sendo tocada, como ele desejou”, destaca Marcos Souza, compositor, idealizador do prêmio e filho de Chico.

O 1º Prêmio Francisco Mário de Guitarra Popular conta com o apoio do Espacio Tucumán, local que sediará a cerimônia de premiação, em Buenos Aires, na Argentina.

Clique aqui para mais informações e inscrições.

Leia também
Notícias 
Temporada das Orquestras de Guarulhos terá quatro séries e nova edição de festival de ópera
Notícias Obra de Ligeti é destaque do mês do Digital Concert Hall; leitores do Site CONCERTO têm desconto
Opinião Em ‘Tár’, filme sobre maestra autoritária, uma reflexão feita de caricaturas, por João Luiz Sampaio

O compositor e violonista Chico Mário (divulgação)
O compositor e violonista Chico Mário (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.