Projeto Música no Museu é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 14/11/2022

Iniciativa idealizada por Sérgio da Costa e Silva comemora 25 anos de atividades; dia 3 de dezembro, Música no Museu apresenta um concerto simultâneo, via satélite, do Brasil e da França

O projeto Música no Museu, que há 25 anos promove recitais e apresentações musicais em museus e outros espaços no Rio de Janeiro, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro pela Câmara Municipal da cidade. “É um presente e uma surpresa muito gratificante, que poucas entidades têm”, comemorou Sérgio da Costa e Silva, idealizar e diretor do projeto. “Agora fazemos parte, ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira, dessa galhardia!”

A proposta para o Música no Museu ser considerado patrimônio cultural imaterial partiu dos vereadores Chico Alencar, Carlos Caiado e Átila Nunes, que argumentaram que o projeto promove a carreira de jovens talentos e incentiva iniciativas de inclusão social. Os vereadores também enfatizam que a programação renova o panorama da música clássica e lembraram que, por meio do concurso Jovens Músicos, Música no Museu já levou nove músicos para cursos de pós-graduação nos Estados Unidos.

Desde 1997, início de suas atividades, o projeto Música no Museu recebeu inúmeros prêmios e condecorações, entre os quais a Ordem do Mérito Cultural, o Golfinho de Ouro, a Ordem do Mérito Carioca, o Urbanidades do IAB, o Mérito da Justiça e o Prêmio Heloneida Studart concedido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Entre os prêmios internacionais, destacam-se o Cultura Viva, da Unesco, o Latin American Quality Awards, em Buenos Aires, o Cultura Viva, em Madri, e o Excelência em Cultura, em Lisboa.

No próximo dia 3 de dezembro, às 16h30, o Música no Museu promoverá um concerto simultâneo, via satélite, do Brasil e da França. A apresentação, que leva o título Integração Brasil-França através da música, reunirá a Camerata do Uerê, da Comunidade da Maré, que estará no Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro, com os músicos franceses flautista Jean Ferrandis e violoncelista Dominique de Williencourt, que estarão no Palácio de Versalhes.

O Música no Museu também tem intensificado a sua programação internacional, com recitais de músicos brasileiros em Portugal, na Espanha e na Áustria. Sergio da Costa e Silva pretende expandir a série ainda para as cidades de Praga, Budapest, Bratslava e Liubliana.

Leia também
Notícias 
Prepare-se: os destaques da programação da semana
Notícias Theatro São Pedro encerra temporada lírica com nova montagem de 'Ariadne em Naxos'
Notícias Mozarteum Brasileiro anuncia temporada com presença de Elina Garanca e Bryn Terfel
Notícias Festival Artes Vertentes propõe reflexão sobre independência em nova edição
Crítica Obra chave de Almeida Prado ganha ótima interpretação da Osesp na Sala São Paulo, por Nelson Rubens Kunze

(dreamstime / Alenavdad)
(dreamstime / Alenavdad)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.