Festival Amazonas faz história com ópera de Francisco Mignone

por Jorge Coli 25/04/2023

MANAUS – O 25º Festival Amazonas de Ópera estreou no dia 21 de abril e, mais uma vez, a cultura no Brasil tem uma dívida profunda para com ele. O maestro Luiz Fernando Malheiro decidiu ressuscitar a ópera O contractador dos diamantes, de Francisco Mignone. Com a partitura dispersa, com manuscrito original apenas do primeiro ato, os segundos e terceiros atos precisaram ser reconstituídos a partir do material da orquestra e de duas partituras para piano e voz, uma de 1924, outra dos anos de 1950, quando a ópera foi reencenada no Rio de Janeiro. O maestro Roberto Duarte fez o trabalho minucioso e cuidado da restituição.

Os personagens são históricos, e a ópera foi baseada na peça escrita por Affonso Arinos. Ela é centrada no “contractador” (aquele que tinha um contrato autorizando a explorar os diamantes recentemente encontrados na região de Diamantina, então Arraial do Tejuco) Felisberto Caldeira Brant. O episódio do escândalo na igreja, que ocorre no segundo ato, também tem fundamentos verdadeiros, e foi causado pelo juiz ouvidor Dr. José Pinto de Morais Bacelar, na ópera tratado apenas como “magistrato”.

Os três atos da ópera se organizam num jogo dialético. A tese: apresentação da alta sociedade mineira, sua cultura europeia, e sua posição dominadora no primeiro ato. A antítese: a cultura brasileira, centrada na célebre congada, trecho que sobrevive nas salas de concerto. Síntese: o povo que se une ao líder para lutar por um Brasil melhor.

Mignone tinha 24 anos quando, em 1921, escreveu esta sua primeira ópera na Itália, para onde fora estudar com uma bolsa. O resultado é fenomenal. Mignone absorvera a música italiana mais recente de seu tempo. A ópera italiana estava ainda com forte vigor: basta lembrar Il piccolo Marat, de Mascagni, Giulietta e Romeo, de Zandonai, compostas no mesmo ano de O contractador dos diamantes. Turandot, a última obra-prima de Puccini, viria alguns anos mais tarde.

O libreto é em italiano, de Gerolamo Bottoni, historiador, crítico e poeta italiano, grande comentador dos clássicos, que deveria ter interesse pelo Brasil, porque escreveu um estudo intitulado “Nel primo centenário dell’indipendenza brasiliana” para uma revista italiana.

Assim, o libreto de O contractador dos diamantes é em italiano. Coisa natural: a língua italiana permitia imaginar um sucesso internacional, que seria mais limitado se o libreto fosse em português. Além disso, permitia o acesso mais fácil a cantores italianos de alto nível.

Foi uma grande produção para uma ópera de espírito italiano. A inspiradíssima música remete a Cilea sobretudo, um pouco a Giordano, mas tem traços fortemente pessoais

Ora, a estreia da ópera em São Paulo, por uma companhia argentina, que trouxe coro e orquestra do Teatro Colón, tinha, nada mais, nada menos, do que uma grande estrela da época, no papel principal: Gilda dalla Rizza. Entre outras óperas, foi a cantora nas estreias de La Rondine, de Puccini (era o soprano favorito do compositor), Il piccolo Marat, de Mascagni, e Giulietta e Romeo, de Zandonai. Era como se, hoje, Netrebko ou Rebeka viessem estrear no Municipal uma ópera de Leonardo Martinelli. O tenor, Giulio Crimi, fez uma importante carreira internacional tendo, em particular, criado o papel de Paolo, na ópera Francesca da Rimini, de Zandonai.

Foi uma grande produção para uma ópera de espírito italiano. A inspiradíssima música remete a Cilea sobretudo, um pouco a Giordano, mas tem traços fortemente pessoais. Esses traços pessoais, na melodia, na orquestração, na harmonização feliz, permitem uma forte unidade, porque Mignone não se limita ao universo europeu. Nos segundos e terceiros atos, faz apelo à música folclórica brasileira, e o coro, então canta em português. A integração desses dois universos, nacional e internacional, não poderia ser mais feliz: nada soa artificial, nem enxertado. Tudo brota com uma extraordinária naturalidade.

Cena da ópera 'O contractador de diamantes' [Divulgação/Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa]
Cena da ópera 'O contractador de diamantes' [Divulgação/Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa]

O tratamento do tema possui aspectos muito atuais. Felisberto Caldeira Brant, nascido no Brasil, abraçou, ao que parece, causas locais, resistindo a impostos, e tornara-se popular. Os contratadores ficavam fabulosamente ricos, muito poderosos, e terminavam perseguidos pela coroa. Brandt, assediado pelo ouvidor, terminou preso e exilado. 

O libreto o transforma num líder iluminista, lutando por um Brasil melhor. Sua prisão, ordenada pelo juiz, faz pensar em episódios recentes de nossa história, e o último ato, eminentemente coral, é um vibrante convite à luta coletiva por um futuro melhor para todos.

O maestro Malheiro elevou a interpretação a um alto patamar, sua regência proporcionou uma experiência musical inesquecível. A orquestra fluía, sonora e brilhante. Os protagonistas foram Carlos Arambula, excelente jovem barítono mexicano, primeiro prêmio masculino no concurso Maria Callas do ano passado; Fernanda Allande, soprano, também primeiro prêmio no Maria Callas de 2022, que deixou o júri profundamente impressionado; Giovanni Tristacci, tenor em forma impecável. Todo o elenco, aliás, estava homogêneo, com performance vocal excelente, cativando a atenção de todos. Sempre fico impressionado de como o maestro Malheiro, além de intuir do modo mais verdadeiro e intenso a obra que rege, sabe trabalhar com os cantores e extrair o melhor deles. O coro se empenhou, e o balé também.

A produção está programada para vir a São Paulo – torçamos para que isso aconteça de fato

A montagem de William Pereira teve altos e não tão altos. Grande achado foi conceber os cenários como interior do teatro setecentista de Ouro Preto, que funcionou como salão mundano no primeiro ato; adro de igreja no segundo; e lugar perdido no terceiro: “Passagem do ribeirão do Inferno”, como diz o libreto. Muito lindos, foram criados por Giorgia Massetani.

A montagem do primeiro ato foi a mais discutível. William Pereira decidiu criar um longo prólogo bastante banal com três visitantes das cidades históricas vendo diapositivos não muito inspirados. A leve ironia com a qual Mignone tratou a sociedade elegante do Tejuco tornou-se caricatura, com maquiagens grotescas transformando os cantores em manequins inexpressivos: era preciso a força da música para acreditar no admirável dueto de amor, que o aspecto burlesco negava. Também o delicado minueto foi bombardeado por uma coreografia truculenta e que decididamente não funcionou. Assim como não funcionou o epílogo mudo para esse primeiro ato, também invenção do encenador, com os mesmos personagens do início; epílogo que esvaziou a poesia do final e deixou o público um pouco perplexo.

O segundo ato funcionou melhor. Foram eliminados os aspectos caricaturais e as maquiagens excêntricas, permitindo que a necessária intensidade humana habitasse todos. A coreografia da Congada também se mostrou adequada. Durante a admirável música do intermezzo, de novo vieram slides não muito felizes – que também haviam reaparecido no início do segundo ato – distraindo o ouvinte. Sempre se pode fechar os olhos, está claro, para bem ouvir a música, mas isso é sinal de que a coisa não funciona mesmo. O terceiro ato, que deslocou os elementos constituidores do teatrinho de Ouro Preto, colaborou com a música no clima melancólico.

Essas observações críticas não empanam a importância do acontecimento. A produção está programada para vir a São Paulo – torçamos para que isso aconteça de fato. E, quem sabe, talvez ainda se filme essa ópera tão rara e tão admirável, para que muitos a conheçam

***

No dia seguinte, 22, o maestro Marcelo de Jesus concebeu e acompanhou ao piano um recital em homenagem a Maria Callas. Um momento substancial: começou às 20 horas, terminou às 22:30, com intervalo de 20 minutos. O público delirou do início ao fim, com um entusiasmo digno dos velhos tempos. Porque tudo foi fascinante. Desfilaram papéis expressivos de Callas e, está claro, as cantoras tiveram a parte do leão: Tatiana Carlos, a amazonense Dhijana Nobre, Luisa Francesconi e Juliana Taino. Foram secundadas por Juremir Vieira, Wilken Silveira, Savio Sperandio e Murilo Neves.

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Cena da ópera 'O contractador de diamantes' [Divulgação/Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa]
Cena da ópera 'O contractador de diamantes' [Divulgação/Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa]

 

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