Pianeiros e pianistas: cultura viva

por Nelson Rubens Kunze 10/04/2021

Em Primórdios do Piano no Brasil, Hercules Gomes faz registro precioso da música brasileira

A restrição à circulação e o isolamento social são uma necessidade imperiosa do momento e é uma tristeza, claro!, que teatros e salas de concertos estejam fechadas. Teatros vazios e orquestras paradas, contudo, não significam abrir mão da cultura, como também escreve João Luiz Sampaio em texto deste mês na Revista CONCERTO (“Ópera pela internet. E por que não?”). Ainda que “a experiência ao vivo é insubstituível”, como afirma, a arte se faz presente, transportando emoções e despertando a humanidade em cada um de nós. 

Nesses tempos de quarentena, eu também sou daqueles que tem explorado a internet. Assisto a concertos e recitais ao vivo, viajando pelo Brasil inteiro, e até pelo mundo. E tenho feito descobertas incríveis.

Entre os melhores programas a que assisti está o ótimo projeto Primórdios do Piano no Brasil, idealizado pelo pianista Hercules Gomes e pela produtora Jeanne de Castro. Hercules, músico formado pela Unicamp e reconhecido por seu trabalho na interpretação do repertório brasileiro, não é só um pianista de mão cheia, é também um excelente comunicador! Quem frequenta as redes sociais já deve ter visto as lives que ele promove desde o início da pandemia, sempre com ótimas conversas e muita boa música, e que já lhe renderam mais de 12 mil seguidores no YouTube.

Primórdios do Piano no Brasil é uma temporada de 6 programas, cada um com cerca de uma hora e meia de duração, que segue essa linha da live ao vivo, da conversa com os espectadores. Mas agora, com uma diferença fundamental: Hercules e Jeanne criaram um roteiro com 6 temas, um para cada programa, e convidaram outros 5 pianistas, que participam, tocando e conversando. Cada um dos programas aborda um tema específico – como por exemplo Chiquinha Gonzaga, influências da música europeia, Ernesto Nazareth, compositores clássicos brasileiros, pianeiros –, enriquecido pela apresentação de diversos pequenos vídeos históricos com fotos de época e textos explicativos, produzidos e apresentados por Jeanne de Castro. Hercules Gomes conduz ao vivo cada episódio – de maneira livre e com uma informalidade muito bem-vinda! –, tocando e conversando com o público. A cada tanto, intercala os vídeos explicativos e as execuções e conversas gravadas previamente.

Uma das joias da produção são os pianistas convidados que, em sua diversidade e excelência, ilustram bem a riqueza multifacetada e sem preconceitos da proposta: Heloísa Fernandes, Cristian Budu, Laércio de Freitas, Karin Fernandes e Marco Bernardo. Juntos com Hercules Gomes, interpretam um repertório precioso, com obras de autores como Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado, Carolina Cardoso de Menezes, Ernesto Nazareth, Chopin, Henrique Alves de Mesquita, Alberto Nepomuceno, Robert Schumann, Tia Amélia, Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Donga, Jacob do Bandolim, Marcello Tupynambá, Fanny Mendelssohn, Henrique Oswald, Francisco Mignone, Sinhô, Villa-Lobos, Carlos Gomes, Benê Nunes, Aurélio Cavalcanti, Zequinha de Abreu, Radamés Gnatalli (ufa!, e ainda devo ter esquecido alguns...).

Ao fim de cada programa, Hercules entrevista cada um dos pianistas, que contam de suas carreiras e de suas abordagens artísticas. Os depoimentos por si só também já são um documento do valor humano de cada um deles, de suas origens e de seus universos e pretensões artísticas – e de seus grandes talentos. No último programa da série, o próprio Hercules responde a perguntas de seus colegas pianistas, rememorando o batalhado – e emocionante – percurso de sua trajetória artística. 

Gerei um clipe de 6 minutos com um trecho do episódio 3 do programa, com participação de Marco Bernardo e Cristian Budu. Confira clicando abaixo:

 

Delícia, não é? Primórdios do Piano no Brasil desfaz as fronteiras entre o erudito e o popular com simplicidade e naturalidade, apresentando pianeiros populares e pianistas clássicos que dialogam em torno da essência da arte musical. Não são programas fechadinhos com uma hora de duração. São lives que lembram antigas transmissões de rádio, com interação do público e com uma dinâmica de conversa entre amigos. Os episódios são uma viagem pela música brasileira, com muita informação e música. E, sem dúvida, fazem um registro vivo de importância capital para a musicologia brasileira. 

Ou seja, além de ser bom de ver e ouvir, Primórdios do Piano no Brasil ainda contribui para o descobrimento e difusão da rica música brasileira, desde o fim do século 18 até os nossos dias. 

Clique aqui para ir ao YouTube de Hercules Gomes e assistir a Primórdios do Piano no Brasil.


P.S.: Milagres acontecem! Em meio à pandemia, e contra todas as sabotagens que o governo federal comete contra a cultura, o Brasil, por meio de uma frente ampla parlamentar liderada por deputados da oposição, conseguiu aprovar no ano passado uma inédita legislação de apoio aos artistas e à produção cultural, a Lei Aldir Blanc. Por meio dela, cerca de R$ 3 bilhões de reais foram destinados como auxílio emergencial ao setor cultural. Grande parte desse volume de dinheiro agora retorna em forma de eventos, dinamizando toda a cadeia produtiva da cultura. Primórdios do Piano no Brasil também é um projeto viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc. 

 

O pianista Hercules Gomes em Primórdios do Piano no Brasil (reprodução YouTube)
O pianista Hercules Gomes em Primórdios do Piano no Brasil (reprodução YouTube)

Leia também
Revista CONCERTO
Hercules Gomes, pianeiro com muito orgulho, por Camila Fresca
Revista CONCERTO A vez de Chiquinha Gonzaga, por Camila Fresca
Notícia Neojiba cria programa de cursos abertos e gratuitos sobre música
Notícias Cultura Artística retoma ações digitais com recital de piano
Notícias OSB lança CD com obras brasileiras gravadas de forma remota

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Link permanente

Assisti à série de apresentações e achei uma beleza. Belos textos, ótimas entrevistas, excelentes interpretações e tudo isso, num clima de total descontração.
Tudo feito com muito carinho.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.