Jovem talento ganhou uma bolsa de estudos para a Academia Franz Liszt, em Budapeste
O jovem pianista Estêvão Medeiros Gomes, de 16 anos, natural da cidade de Serra, no Espírito Santo, venceu o programa Prelúdio, concurso para jovens talentos da música clássica promovido pela TV Cultura, de São Paulo. Na final, que aconteceu no Teatro Cultura Artística e foi transmitida ontem (domingo dia 9), Estêvão tocou o terceiro movimento do Concerto nº 5, de Camille Saint-Saëns, com a Orquestra Prelúdio sob a direção do maestro Júlio Medaglia. O jovem talento ganhou uma bolsa de estudos para a Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, bem como recursos para financiar a sua estadia na Europa. “Vencer o Prelúdio 2024 é a realização de um sonho, um marco na minha trajetória musical. Esse programa é muito importante para a música clássica no Brasil. (...) E essa conquista é um grande passo na minha jornada, estou muito animado e muito feliz com o que vem pela frente", afirmou após o pianista.
Estêvão Gomes demonstrou interesse e talento para a música desde cedo, ao brincar com um teclado de seu pai. De lá para cá, conquistou mais de trinta prêmios nacionais e internacionais, em países como Grécia, Portugal, Indonésia, Colômbia, Espanha e Rússia. Em 2022 venceu, em sua categoria de idade, o XXXI Concurso de Piano Souza Lima, do Conservatório Souza Lima, e o National Pro Music Competition, nos Estados Unidos.
Na final do Prelúdio, Estêvão concorreu com a soprano Pollyana Santana, o clarinetista Daniel Bressan e o trompista Rafael Xavier, todos muito elogiados pelo júri formado pelo pianista Eduardo Monteiro, pela musicóloga Ligiana Costa, pelo escritor Leandro Karnal e pelo jornalista Irineu Franco Perpetuo.
Esta foi a 19ª edição do Prelúdio, que tem apresentação de Júlio Medaglia e de Roberta Martinelli. Pelo programa já passaram artistas que hoje são expoentes da música clássica no Brasil e no mundo, como os pianista Cristian Budu e Estefan Iatcekiw, o violinista Guido Sant’Anna e o cantor Bruno Sá.
Leia também
Notícias Prêmio CONCERTO 2024 - Votação do público
Notícias Porto Alegre ganhará novo teatro de ópera em março
Notícias Demissão de spalla da Filarmônica de Goiás gera repercussão; orquestra lança nota oficial
Crítica ‘Le Comte Ory’ estreia no Brasil com ritmo teatral, fluência, verve, por Irineu Franco Perpetuo
Acervo CONCERTO Uma conversa com Marlos Nobre
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Bravo! Ele merece esse…
Bravo! Ele merece esse Prêmio e essa bolsa. Parabéns!!! Ele tem um futuro muito promissor.
Parabéns a esse jovem…
Parabéns a esse jovem pianista, que irá levar o nome do Brasil para o Mundo, juntamente com outros vencedores, graças ao Prelúdio, o único programa de música clássica na televisão Brasileira, que dá oportunidade a jovens musicistas, serem reconhecidos na Arte Musical, obrigado Maestro Júlio Medaglia , e ao Consulado da Hungria pelo incentivo, e agradecimento a Equipe do Prelúdio pela dedicação.