Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/01/2023

Você tem em mãos a edição especial bimestral janeiro-fevereiro da Revista CONCERTO, o guia da música clássica no Brasil. Nela, apresentamos a Retrospectiva Musical, um panorama do que foi a temporada de 2022: recolhemos depoimentos de 40 profissionais do setor – jornalistas, músicos e gestores – , que tomamos como base para uma ampla reportagem. Durante os meses de janeiro e fevereiro, todos os depoimentos serão publicados na íntegra no Site CONCERTO (acompanhe diariamente em www.concerto.com.br).

Nesta edição, anunciamos os vencedores do Prêmio CONCERTO de Música Clássica e Ópera 2022. Passadas as restrições da pandemia, o certame retoma sua forma original, com a novidade da criação de uma sétima categoria, o Prêmio CONCERTO Inovação. Com ele, queremos valorizar iniciativas que promovem outros formatos, com acessibilidade, equidade racial ou de gênero, igualdade social ou defesa ambiental. Como nas edições anteriores, o Prêmio CONCERTO também realizou a votação do público por meio de uma enquete no Site CONCERTO. E o vencedor do Grande Prêmio CONCERTO 2022, nos votos da crítica e do público, foi o jovem violinista Guido Sant’Anna, capa desta edição e que, em setembro passado, conquistou o Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler, em Viena. Parabéns a todos os concorrentes e aos vencedores, que apresentamos na matéria que se inicia na página 16. 

O compositor e regente Aylton Escobar, que em outubro de 2023 completa 80 anos, é o entrevistado desta edição. Um dos mais preparados e criativos compositores de nosso tempo, terá sua obra interpretada em salas e teatros do país e ganhará um registro da Osesp para a série A Música do Brasil, do selo Naxos. O jornalista Irineu Franco Perpetuo conversou com Aylton Escobar, que fala de suas ideias e de sua trajetória.

A seção Fermata é dedicada ao talentoso maestro paraense Miguel Campos Neto, que vem desenvolvendo um valioso trabalho musical especialmente em Belém, onde é, há 12 anos, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. A jornalista Luciana Medeiros conversou com Miguel, que neste ano também estará nos Estados Unidos e na Europa regendo concertos e óperas.

Leia, ainda, os artigos de nossos colunistas João Marcos Coelho (sobre o compositor Alexandre Guerra), Jorge Coli (refletindo sobre a formação de plateias mais jovens) e Júlio Medaglia (que lembra Edino Krieger), bem como as matérias sobre as temporadas anunciadas para 2023. E não deixe de consultar a seção Vitrine Musical, com o classificado anual especial da Revista CONCERTO.

Desejamos a todos um ótimo 2023, com muita paz e música. Voltamos em março com todas as informações da nova temporada musical. Até lá!

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor