Festival Ilumina realiza oitava edição apostando no caos como transformação

por Redação CONCERTO 30/12/2022

O festival Ilumina, criado em 2015 pela violista americana Jennifer Stumm, realiza entre os dias 3 e 15 de janeiro sua oitava edição. O evento reúne jovens músicos e professores em um convívio de duas semanas na Fazenda Ambiental Fortaleza, no interior de São Paulo, e tem concertos em diferentes palcos.

O objetivo do Ilumina não se limita a aulas e concertos. “Queremos formar lideranças e professores que ampliem e democratizem o acesso à música erudita no país, que possam propagar seus aprendizados e gerir outras e novas iniciativas inclusivas”, diz Stumm.

Ao longo das sete primeiras edições, o Ilumina auxiliou na busca por cem bolsas de estudos em universidades de todo o mundo, por meio da intermediação entre os jovens alunos, financiadores e fundações. 

“Queremos que todos os talentos tenham uma chance igual. É urgente alterarmos o processo de como as pessoas obtêm oportunidades neste mundo e como e onde esperamos que a grandeza exista. Estamos tentando iluminar o que não se vê, mas já existe. É um projeto onde pensadores com corações corajosos e com experiências muito diferentes se ajudam. Nesse ponto de conexão, encontramos respostas e acredito que nosso público pode realmente sentir isso”, diz Stumm.

O programa desta edição foi inspirado em Le Caos, do compositor barroco Jéan-Fery Rebel, e na peça Fellow Traveller, de John Adams, para propor a ideia de que, a partir do caos, novas formas de conexão possam surgir.

Entre os professores participantes estão os violinistas Tai Murray e Emmanuele Baldini, o violista dinamarquês Asbjorn Norgaard, os violoncelistas Matthias Bartolomey e Giovanni Gnocchi, o clarinetista Matthew Hunt, o contrabaixista Pedro Gadelha e o pianista Cristian Budu.

As apresentações acontecem em Mococa e Caconde, no interior de São Paulo, no Teatro Clara Nunes, em Diadema, e na Sala São Paulo.

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias Violinista Guido Sant’Anna vence o Grande Prêmio CONCERTO 2022
Notícias O ano da ópera em dez montagens brasileiras que podem ser vistas na internet
Notícias Sesc divulga gravações de obras encomendadas pelo Festival de Música de Câmara
Notícias Festivais de verão dominam programação musical em janeiro
Crítica Música contemporânea pra se assobiar, por João Marcos Coelho

Imagem de edição anterior do Ilumina [Divulgação]

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.