Aída Machado: quebrando tabus e estranhamentos

por Redação CONCERTO 22/01/2025

Retrospectiva 2024: Aída Machado, pianista e professora, coordenadora pedagógica da Orquestra Parassinfônica de São Paulo (Opesp)

“2024 foi um ano de experiências enriquecedoras e de significativos projetos na área cultural. Um dos projetos em atividade é a Opesp – Orquestra Parassinfônica de São Paulo, que protagoniza a inclusão de pessoas com deficiência, proporcionando oportunidade para que novos talentos possam florescer. É um projeto não governamental, no qual qualquer deficiência deixa de ser o foco diante da potência da produção artística de seus músicos. 

A Opesp não passou imune aos desafios na busca de captação de recursos, imprescindível para a estabilidade de um projeto audacioso. No entanto, amadureceu no seio do meio musical e além, quebrando tabus e estranhamentos nos espaços de formação de músicos e entre os que já atuam no cenário musical. A proposta artístico-educacional, os concertos com alta qualidade do trabalho, a inserção de pessoas com deficiência em um ambiente de troca, respeito, aprendizagem e vivência artística, criaram uma base sólida que dissipou qualquer possível ceticismo sobre uma orquestra com proposta inclusiva. Em consequência disso, com a abertura do processo seletivo, o projeto recebeu o dobro de inscrições com candidatos de alto nível musical. 

A orquestra, sob a regência do maestro Marcos Arakaki, se prepara agora para a continuidade de suas atividades no primeiro semestre de 2025 com aulas, ensaios e concertos em novas cidades e teatros. A Opesp acredita na universalidade e no poder de acolhimento da música, defendendo o valor e a capacidade de seus integrantes, fortalece a conscientização e celebra a conquista dos direitos de todos. Ao promover o protagonismo de pessoas com deficiência, a Opesp busca contribuir, por meio da música, para uma sociedade mais justa e generosa, mais inclusiva e liberta de estigmas e preconceitos, transformando a percepção do diverso em um olhar mais profundo e humanizado.” [Depoimento de dezembro de 2024]

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2024 da Revista CONCERTO.]

Aída Machado

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