Aniversários da Osesp e da Sala São Paulo são destaques da edição de julho da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 26/06/2024

Os 70 anos da Osesp e os 25 anos da Sala São Paulo são os destaques da edição de julho da Revista CONCERTO. A jornalista Amanda Queirós conversou com o diretor executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes, e com músicos do grupo para traçar um panorama da atividade atual e dos desafios e planos que se colocam para os próximos anos.

“Não queremos fazer apenas uma festa; queremos lançar as bases para os próximos 25 anos. Queremos que essa orquestra seja um orgulho ainda maior para a cidade e para o país, que seja mais arejada e diversa”, diz Lopes.

Na seção Em Conversa, o pianista russo Daniil Trifonov, uma das estrelas do piano mundial, fala a Irineu Franco Perpetuo sobre os recitais que vai realizar em São Paulo e no Rio de Janeiro, pelas temporadas do Mozarteum Brasileiro e da Dellarte. Na conversa, ele abordou sua escolha de repertório e falou sobre a Sonata Hammerklavier, de Beethoven. “É uma obra sinfônica muito desafiadora, especialmente por causa de seu movimento lento, que é bastante complexo.  É muito interno, muito psicológico e emocional. Nessa música, sinto que podemos ver a luta e a tragédia de Beethoven”, explicou.

A ópera tem destaque especial na programação de julho. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, estreia Il trittico, de Puccini, em homenagem ao centenário de morte do compositor.  “Em Il tabarro há a relação entre os estivadores e o dono da barca; em Suor Angelica também tem uma troca no momento em que Angelica perde a liberdade para dar uma vida ao filho. Em Gianni Schicchi há uma espécie de negociação, mas na forma de estelionato”, explica o diretor Pablo Maritano em entrevista a Ana Cursino Guariglia, explicando como vê a questão da negociação como eixo das tramas das óperas que compõem a trilogia.  

Em Minas Gerais, a atração é a estreia mundial da ópera Devoção, de João Guilherme Ripper, com libreto de André Cardoso, sobre Feliciano Mendes, responsável pela construção do santuário de Congonhas do Campo. A encenação, que será realizada em Congonhas e no Palácio das Artes, será “uma grande ode à cultura mineira”, nas palavras do encenador Ronaldo Zero, que falou a Luciana Medeiros, assim como Ripper e Cardoso.

Já no Theatro São Pedro de São Paulo sobe ao palco uma dobradinha composta por Gianni Schicchi, de Puccini, e Turandot, de Ferruccio Busoni, de quem é lembrado em 2024 o centenário de morte e sobre quem João Luiz Sampaio escreve, revelando uma personalidade musical importante da passagem do século XIX para o século XX.

E, em Fermata, a soprano Laiana Oliveira, que participa da estreia brasileira da ópera Eu, vulcânica, da sueca Malin Bang, no Theatro Municipal de São Paulo, conta sobre seu trabalho dedicado ao repertório contemporâneo.

Na seção Histórias da Música, Júlia Tygel narra a trajetória do projeto Orquestra Jovem Vale Música Belém, que completa 20 anos com uma turnê por cidades brasileiras, celebrando importante trabalho de formação musical e inclusão social. 

Leia também na edição de julho os textos de nossos colunistas. Camila Fresca escreve sobre números a respeito da presença de compositoras nas temporadas de concertos em todo o mundo. Júlio Medaglia celebra a  carreira e a música de Clóvis Pereira, que morreu no início de junho. João Marcos Coelho escreve sobre Caio Pagano. E Jorge Coli relembra a soprano Maria Malibran.

No Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO você acompanha também a programação completa das principais cidades do país. A edição traz ainda os lançamentos de CDs do mês e as notícias do mundo musical.

A edição de julho da Revista CONCERTO já está nos correios e em breve chegará à casa dos leitores. A versão digital completa da edição impressa pode ser vista no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Revista CONCERTO Julho de 2024

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.