Coleção Música do Brasil lança disco com concertos e concertinos de Francisco Mignone

por Redação CONCERTO 12/08/2024

Concertos e concertinos do compositor Francisco Mignone são os destaques do novo lançamento da série Música do Brasil, do selo Naxos. O disco reúne um time importante de solistas, que tocam ao lado da Osesp e dos maestros Giancarlo Guerrero e Neil Thomson, dois dos principais regentes convidados do grupo.

Ovanir Buosi e Alexandre Silvério, músicos do grupo e dois dos principais músicos brasileiros de sua geração, gravaram os concertinos para clarinete e fagote. Estreados em São Paulo e no Rio de Janeiro em junho e julho de 1957, os dois concertinos têm em comum a linguagem nacionalista, uma orquestração reduzida (cordas e sopros apenas) e sua origem na relação direta do compositor com seus primeiros intérpretes, o clarinetista José Botelho e o fagotista Noel Devos. 

Disco Mignone

“Outros paralelos revelam-se no tratamento do material musical em si: se no primeiro movimento do Concertino para fagote, Assai moderato, descrito à época da sua estreia como um chorinho dolente e nostálgico, encontramos um constante diálogo entre solista e orquestra, o mesmo princípio pode ser observado no segundo movimento do Concertino para clarinete, Toada, aplicado porém na forma de longas passagens em que a clarineta solista se lança em expressivo dueto com flauta e, depois, com o fagote”, escreve o pianista e musicólogo João Vidal no texto do encarte que acompanha o disco. 

Na sequência, vem o Concerto para violão, com Fabio Zanon como solista. Para Vidal, a peça foi construída “delicadamente em três movimentos”, com uma instrumentação “cuidadosamente planejada para fazer brilhar o violão solista”.

“O Allegro Moderato inicial alterna baixos dramáticos com melancolia seresteira, estabelecendo vigorosos contrastes entre as massas sonoras. O segundo movimento – Lento e Molto Romantico –  estabelece um painel sonoro de variadas reminiscências, de George Gershwin a Béla Bartók. Vigorosamente rítmico, o terceiro tempo – Allegro Non Troppo – caracteriza-se por sua contemporânea brasilidade, numa criativa mistura de choro, baião, xaxado e embolada, que aparece revitalizada por um hábil manejo dos blocos sonoros.”

Por fim, o disco traz o registro do Concerto para violino, com solo de Emmanuele Baldini. “O concerto revela um outro desenvolvimento na trajetória criativa de Mignone, marcado por uma preocupação menor com fontes nacionais em favor de um ecletismo estético que o aproximou de uma linguagem moderna internacional.”

[O disco com os concertos e concertinos de Mignone está disponível na Loja Clássicos; clique aqui]

Conheça mais sobre a Coleção Música do Brasil

Leia também
Notícias 
Prepare-se: os destaques musicais da semana
Notícias Osesp realiza sétima turnê e faz cinco concertos na Europa
Notícias Lucas Gonçalves e Jennifer Alexandra vencem I Concurso de Piano Toriba Musical
Opinião Ópera: a manifestação artística do século XXI, por Flavia Furtado

Baldini, Silvério, Zanon e Buosi, solistas do disco [Divulgação]
Baldini, Silvério, Zanon e Buosi, solistas do álbum [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.