Cubana Yeni Delgado rege sinfonia de Louise Farrenc com a Osusp

por Redação CONCERTO 14/03/2025

A maestra cubana Yeni Delgado volta a comandar a Orquestra Sinfônica da USP neste sábado, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, em um programa que começa com a Abertura Genoveva, de Schumann, e segue com o Concerto para trompa nº 2 de Strauss (com Vitor Ferreira) e a Sinfonia nº 3 de Louise Farrenc.

“A Sinfonia nº 3 de Farrenc, com sua abertura assombrosa para o oboé solista, soa ainda mais madura”, escreve o crítico Richard Wigmore sobre a obra. “Os movimentos externos poderosamente trabalhados equilibram energia febril e graça lírica. Há um drama feroz no coração do final. O movimento lento, aberto pela atmosfera construída por clarinete, trompas e tímpanos, mistura solenidade e doçura. Uma obra forte e espirituosa.” [Leia mais sobre a compositora na seção Compositoras em Foco; clique aqui.]

A Osusp volta a se apresentar ainda este mês no dia 29, quando vai abordar a Viena da passagem do século XIX para o século XX, um dos palcos mais importantes da história da música – e, nele, dois atores mexem até hoje com o imaginário do público: Gustav Mahler e Alma Mahler. Com Tobias Volkmann, o grupo toca as Quatro canções, de Alma, e a Sinfonia nº 4, de Gustav. Nas duas peças, a solista será a soprano Ludmilla Bauerfeldt. 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Compositoras em foco 
Louise Farrenc
Notícias Sinfônica de Sorocaba anuncia temporada 2025
Notícias Petrobras Sinfônica faz concerto em homenagem a Antonio Meneses
Notícias Ospa abre temporada com obras de autores russos
Irineu Franco Perpetuo Sofia Gubaidúlina soube percorrer o seu caminho ‘incorreto’


A maestra cubana Yeni Delgado [Divulgação]
A maestra cubana Yeni Delgado [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.