Cultura Artística exibe recital com a pianista Maria João Pires

por Redação CONCERTO 18/05/2020

A Cultura Artística vai exibir em seu canal no YouTube entre esta segunda-feira, dia 18, e quinta-feira, dia 21, a gravação de um recital de sua temporada 2010 que uniu no palco da Sala São Paulo a pianista Maria João Pires e o violoncelista Pavel Gomziakov.

A apresentação teve como tema a obra de Chopin – naquele ano celebrava-se o bicentenário do compositor. O programa apresentado incluía os Estudos para piano op. 25 nº 7; a Sonata para piano nº 3 op. 58; a Mazurca nº 45 op. 67 nº 2; a Sonata para violoncelo e piano op. 65; e a Mazurca nº 51 op. 68 nº 4.

Chopin é uma das especialidades da pianista Maria João Pires, que dedicou a ele algumas das principais gravações de sua carreira. E a reação ao recital foi esfuziante.

“Pavel revelou-se extraordinário, ao ajudar Maria João a mostrar que a sonata não deve ser tocada como se fosse de Brahms, por exemplo. É puro Chopin, e opera uma fusão de timbres inesperadamente bem-sucedida para quem escreveu tão pouco para qualquer outro instrumento que não fosse o piano. O final esfuziante caiu no silêncio pedido pela pianista, que atacou em seguida a derradeira mazurca, em fá menor, opus 68, n.º 4 –as últimas notas que Chopin pôs no pentagrama. De novo, arrepios congelaram o ar, e os aplausos mais uma vez cresceram aos poucos, porque o clima era mais de recolhimento e pranto do que propriamente de ovações”, escreveu no jornal O Estado de S. Paulo o crítico João Marcos Coelho. 

Veja mais informações no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Sinfônica de Santo André estreia oito obras sobre isolamento social
Colunistas Chegou a hora de Almeida Prado, por Irineu Franco Perpetuo
Colunistas Uma pequena frase dos violoncelos, por João Luiz Sampaio
Colunistas O que faz um jornalista musical em tempos de pandemia?, por Camila Fresca

Pavel Gomziakov e Maria João Pires [DIvulgação]
Pavel Gomziakov e Maria João Pires [DIvulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.