Cursos CLÁSSICOS on-line anunciam programação de novembro

por Redação CONCERTO 28/10/2020

Os Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO acabam de lançar sua programação on-line para o mês de novembro. Serão oito cursos. Cada um deles terá quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em 4 dias seguidos; os cursos são oferecidos em dois horários, às 11h e às 19h. As aulas serão transmitidas ao vivo pela internet (cada aluno receberá um link para ter acesso).

A programação começa na próxima semana, no dia 3, com dois cursos. O crítico musical João Luiz Sampaio vai oferecer o curso A Ópera na França, com um olhar sobre uma produção operística que tanto contribuiu para o desenvolvimento do gênero, a partir da obra de seus principais autores. E Matheus Bitondi, compositor e professor, ministra o curso Como ouvir música clássica?, com dicas e estratégias para ouvir e apreciar a música clássica, por meio da escuta acompanhada de obras de Bach, Mozart, Brahms e Stravinsky.

Na semana seguinte, Irineu Franco Perpetuo aborda a relação entre música e política a partir da trajetória de Sergei Prokofiev e Dmitri Shostakovich e dos dilemas da criação artística durante o regime soviético. E a pianista Helen Gallo ministra o curso Grandes concertos para piano e orquestra, falando do concerto nº 4 de Beethoven, do nº 1 de Brahms, do concerto de Ravel e do nº 5 de Prokofiev.

Cursos CLÁSSICOS

Música e Utopia é o tema do curso que abre a terceira semana da programação, com o crítico musical João Marcos Coelho tratando de temas como a música como utopia pacífica, a utopia romântica e a utopia da obra de arte total. E Leonardo Martinelli completa sua série sobre a história da música clássica abordando o final do século XIX e a criação das primeiras décadas do século XX. 

Na quarta semana, a pesquisadora e jornalista Camila Fresca ministra o curso Mulheres na Música, mostrando como a desigualdade de gênero na música deve ser revista a partir da trajetória de Maria Anna Mozart, Clara Schumann, Chiquinha Gonzaga e das artistas de nossos dias. E o maestro Jamil Maluf nos mostra, em A arte da regência, como nasce a interpretação de uma obra, nos levando aos bastidores do trabalho do maestro, com rica seleção de exemplos musicais.

Clique aqui para escolher o seu curso.

Veja abaixo mais detalhes sobre a programação:

A Ópera na França
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
Um olhar sobre a produção operística na França, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do gênero, a partir da obra de seus principais autores.
Dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

Como ouvir música clássica?
Por Matheus Bitondi, compositor e professor
O curso trará dicas e estratégias para ouvir e apreciar a música clássica, por meio da escuta acompanhada de obras de Bach, Mozart, Brahms e Stravinsky.
Dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

Prokofiev e Shostakovich: música e política
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, crítico musical e tradutor
O curso vai abordar a trajetória de Sergei Prokofiev e Dmitri Shostakovich e os dilemas da criação artística durante o regime soviético.
Dias 10, 11, 12 e 13 de novembro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

Grandes concertos para piano e orquestra
Por Helen Gallo, professora, doutora em música e pianista
O universo fascinante dos concertos para piano e orquestra, tão importantes no repertório, é o tema deste curso, com a escuta acompanhada de obras marcantes.
Dias 10, 11, 12 e 13 de novembro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

Música e utopia
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Música e utopia se cruzam ao longo da história, com mostra o curso, que aborda temas como a música como utopia pacífica, a utopia romântica e a utopia da obra de arte total.
Dias 17, 18, 19 e 20 de novembro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

A História da Música Moderna
Por Leonardo Martinelli, compositor e professor
Encerrando a série sobre a história da música clássica, o curso vai abordar o final do século XIX e a criação do século XX até a Segunda Guerra Mundial.
Dias 17, 18, 19 e 20 de novembro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

Mulheres na música
Por Camila Fresca, jornalista e pesquisadora
A desigualdade de gênero na música deve ser revista a partir da trajetória de Maria Anna Mozart, Clara Schumann, Chiquinha Gonzaga e das artistas de nossos dias.
Dias 24, 25, 26 e 27 de novembro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

A arte da regência
Por Jamil Maluf, maestro, diretor da Orquestra Experimental de Repertório
Como nasce a interpretação de uma obra? O curso nos leva aos bastidores do trabalho do maestro, com rica seleção de exemplos musicais.
Dias 24, 25, 26 e 27 de novembro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.