Os Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO acabam de lançar sua programação on-line para o mês de outubro. Serão oito cursos. Cada um deles terá quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em 4 dias seguidos; os cursos são oferecidos em dois horários, às 11h e às 19h. As aulas serão transmitidas ao vivo pela internet (cada aluno receberá um link para ter acesso).
A programação começa no dia 6, com duas opções. O jornalista e tradutor Irineu Franco Perpetuo oferece o curso Ópera na Rússia, mostrando como a produção operística do país, vigorosa e diversificada, superou a barreira do idioma para conquistar palcos de todo o planeta, por meio da criação de autores como Mussorgski, Tchaikovski, Rímski-Korsakov, Shostakovich e Prokofiev.
Também no dia 6, o professor e compositor Matheus Bitondi apresenta o curso Invenções Musicais, mostrando as causas e consequências de algumas das principais inovações que mudaram a música ao longo da história, da invenção da escrita musical até os adventos tecnológicos. As aulas serão apresentadas com muitos exemplos, ampliando a percepção do público e oferecendo uma escuta mais aprofundada e prazerosa.
Na segunda semana, mais duas opções, a partir do dia 13. O crítico musical João Marcos Coelho relembra como a noite serviu de inspiração para diferentes compositores: o piano noturno de Chopin e Schumann; o jazz e a música noturna de Bill Evans e Debussy; o Sonho de uma noite de verão, de Mendelssohn e Britten; e a Noite transfigurada de Arnold Schoenberg.
E o maestro Abel Rocha, professor da Unesp e diretor da Sinfônica de Santo André, oferece o curso Por Dentro da Orquestra Sinfônica, tratando de sua origem, composição, desenvolvimento e funcionamento.
A jornalista e pesquisadora musical Camila Fresca abre a terceira semana, no dia 20, com o curso Os Grandes Concertos para Violino, em que vai mostrar como a história das grandes peças para violino e orquestra se mistura ao próprio desenvolvimento do gênero musical, além de evocar a trajetória de alguns dos principais intérpretes da história.
Também no dia 20, o jornalista João Luiz Sampaio aborda a produção operística no Brasil em A Ópera Brasileira, recuperando as principais obras e autores, como Carlos Gomes, cuja produção foi decisiva para a criação de uma identidade nacional no século XIX.
Depois de abordar autores franceses, Irineu Franco Perpetuo volta, a partir do dia 27, a traçar paralelos entre música e literatura, agora dentro do universo alemão, a partir de textos de Schiller, Hoffman, Heine e Thomas Mann e o modo como foram recriados por compositores.
E, fechando a grade do mês, a pianista e professora Helen Gallo recupera a trajetória de Pianistas Compositoras, abordando a trajetória pessoal e a obra de nomes como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn e Chiquinha Gonzaga
Tendo em vista a quarentena, a programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120,00 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).
Clique aqui para escolher o seu curso.
Veja abaixo mais detalhes sobre a programação:
Ópera na Rússia
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, crítico musical e tradutor
Vigorosa e diversificada, a produção operística da Rússia superou a barreira do idioma para conquistar palcos de todo o planeta. O curso faz um panorama dessa produção, de Glinka a Schedrin, passando por obras-primas de Mussorgski, Tchaikovski, Rímski-Korsakov, Shostakovich, Prokofiev e Stravinsky, dentre outros.
Dias 6, 7, 8 e 9 de outubro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
Invenções musicais
Por Matheus Bitondi, compositor e professor
O curso apresenta as causas e consequências de algumas das principais inovações que mudaram a música ao longo da história, da invenção da escrita musical até os adventos tecnológicos. As aulas serão apresentadas com muitos exemplos, ampliando a percepção do público e oferecendo uma escuta mais aprofundada e prazerosa.
Dias 6, 7, 8 e 9 de outubro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
Música e noite
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
A noite serviu de inspiração para diferentes compositores, que terão obras lembradas nas aulas do curso: o piano noturno de Chopin e Schumann; o jazz e a música noturna de Bill Evans e Debussy; o Sonho de uma noite de verão, de Mendelssohn e Britten; e a Noite transfigurada de Arnold Schoenberg.
Dias 13, 14, 15 e 16 de outubro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
Por dentro da orquestra sinfônica
Por Abel Rocha, maestro
A orquestra sinfônica tornou-se a base da nossa vida musical. Neste curso, propõe-se uma investigação sobre as origens, a composição, o desenvolvimento e o funcionamento de uma orquestra, do período barroco aos dias de hoje, com resgate de elementos históricos e apresentação de momentos decisivos para sua consolidação.
Dias 13, 14, 15 e 16 de outubro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
Os grandes concertos para violino
Por Camila Fresca, jornalista e pesquisadora
A história das grandes peças para violino e orquestra se mistura ao próprio desenvolvimento do gênero musical, além de evocar a trajetória de alguns dos principais intérpretes da história. O curso vai recuperar esse universo por meio da escuta de peças-chave do gênero, de autores como Mozart, Beethoven e Brahms.
Dias 20, 21, 22 e 23 de outubro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
A ópera brasileira
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
Desde sua chegada ao Brasil, a ópera ocupou a mente de nossos compositores. No século XIX, com Antonio Carlos Gomes, foi decisiva para uma ideia de criação de identidade nacional e hoje segue viva no trabalho de diferentes autores. No curso, serão relembrados os principais capítulos dessa ainda pouco conhecida história.
Dias 20, 21, 22 e 23 de outubro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
Música e literatura: os alemães
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, crítico musical e tradutor
Da Nona Sinfonia de Beethoven ao balé O Quebra-Nozes, de Tchaikovski, passando por Dichterliebe, de Schumann, e óperas como Os Contos de Hoffmann, de Offenbach, e Don Carlos, de Verdi: os diálogos entre música e literatura através da produção de Schiller, E. T. A. Hoffmann, Heine e Thomas Mann.
Dias 27, 28, 29 e 30 de outubro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
Pianistas compositoras
Por Helen Gallo, professora e doutora em música
Clara Schumann e Fanny Mendelssohn são os nomes mais conhecidos de um importante grupo de pianistas que também foram compositoras, tema deste novo curso, que vai recuperar suas trajetórias e histórias pessoais.
Dias 27, 28, 29 e 30 de outubro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.