A Orquestra Experimental de Repertório completa 30 anos em 2020 – e o Theatro Municipal de São Paulo acaba de lançar um documentário sobre a história do grupo, dirigido pelos cineastas Otavio Juliano e Luciana Ferraz.
O filme pode ser visto no canal do YouTube do teatro. Nele, há entrevistas com diversos artistas que participaram da história da orquestra, criada e dirigida pelo maestro Jamil Maluf.
Há depoimentos de artistas como André Mehmari, Arrigo Barnabé, Claudia Riccitelli, Jorge Takla, Flavio de Souza e Andreas Kisser, da banda Sepultura, que tocou com a Experimental em um concerto na Virada Cultural.
O documentário também recuperas cenas de arquivo, com trechos de espetáculos e concertos marcantes do grupo.
“Utilizamos muito material de arquivo e isso foi muito positivo, pois pudemos perceber o quão diverso é a Orquestra Experimental de Repertório e conhecer mais a fundo o importante trabalho de preparação musical que é feito com estes jovens”, explica Otavio Juliano.
Também há material inédito no documentário: trechos da ópera O escravo, de Carlos Gomes, gravados de forma remota, com cada músico em sua casa.
Leia mais
Entrevista “Experimental é como um hospital-escola para músicos”, diz Jamil Maluf
Notícias CD da Filarmônica de Minas Gerais é indicado ao Grammy Latino
Colunistas Obras fundamentais, grandes intérpretes, por Camila Fresca
Colunistas A Orquestra Filarmônica de Goiás acabou ou não acabou?, por João Luiz Sampaio
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.