Emmanuele Baldini sola concerto de Hekel Tavares com a Orquestra Sinfônica do Paraná

por Redação CONCERTO 23/11/2024

A Orquestra Sinfônica do Paraná recebe no Teatro Guaíra, no dia 24, o maestro Cláudio Cruz e o violinista Emmanuele Baldini para um programa de música brasileira, com o Concerto, de Hekel Tavares, e a Sinfonia nº 2, de Camargo Guarnieri. 

Escrita em 1945 e dedicada a Villa-Lobos, a sinfonia de Guarnieri é conhecida como Uirapuru, referência ao pássaro da Amazônia que calava a todos com a beleza de seu canto. A peça recebeu o Prêmio Reichold no Concurso Internacional de Detroit.

“A sinfonia de Guarnieri é fantástica e pouco tocada. É uma peça superdifícil e essa orquestra demonstrou grande empenho, fizemos ensaios maravilhosos e agora o público é convidado a conferir o resultado”, afirmou Cruz em post no Instagram.

Para Baldini, o concerto de Tavares "é um dos poucos concertos brasileiros para violino e orquestra e tem um diálogo com o folclore. Por isso é importante tocar e divulgar mais essa obra que, como a sinfonia que o maestro mencionou, é pouco tocada.”

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

[O texto foi atualizado no início da tarde do dia 23 para registrar a mudança do programa anteriormente anunciado, que tinha a pianista Clelia Iruzun como solista.]

Leia também
Especial
 Vinte e cinco compositores e compositoras negras, do século XVIII aos dias atuais
Dança em diálogo Livros atualizam a memória da dança para além dos palcos, por Amanda Queirós
Notícias Gabriele Leite toca Villa-Lobos com a Ospa sob regência de Anderson Alves
Notícias Felipe Prazeres e Marina Martins se apresentam com a Orquestra Sinfônica Brasileira
Notícias Festival Ópera na Tela exibe 11 montagens em sua nova edição
Crítica Joshua Bell e um domínio transcendental do violino, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião A arte erudita para as massas, por João Marcos Coelho

Emmanuele Baldini e Claudio Cruz após ensaio no Teatro Guaíra [Divulgação]
Emmanuele Baldini e Claudio Cruz após ensaio no Teatro Guaíra [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.