Eric Herrero: resgate de obras, estreias, parcerias e formação

por Redação CONCERTO 15/01/2025

Retrospectiva 2024: Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro 

“A temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro seguiu no caminho do resgate de obras, estreias, consolidação de parcerias e a formação de jovens para o mercado de trabalho. Com patrocínio oficial Petrobras, tivemos a estreia mundial de Candinho, de J. G. Ripper, uma produção linda de Le villi, de G. Puccini, também pela primeira vez na casa, além de mostramos ao público fluminense a inédita (por aqui) Rusalka, de A. Dvořák, coprodução com o Auditório de Tenerife (Espanha).

Além disso, trouxemos de volta títulos como O elixir do amor, de G. Donizetti, Il trittico, de G. Puccini, além dos balés La fille mal gardée e, claro, O quebra-nozes, fechando uma programação com seis óperas, quatro balés e concertos para todos os públicos e idades, além de estreias de cantores e diretores que trabalharam ao lado de nossos corpos artísticos. Importante lembrarmos que se tratam de produções novas que enriquecerão o acervo da FTM/RJ.

Falando em enriquecer, chegamos ao nosso II Festival Oficina da Ópera, no qual mais que dobramos o número de jovens formados em relação ao ano passado, jovens estes que integrarão equipes criativas no Rio de Janeiro e em todo o país num futuro muito próximo. Trinta participantes desenvolveram aqui seus projetos nas áreas de cenografia, figurino, iluminação, direção cênica e contrarregragem, sob mentoria de servidores mais experientes, apresentando três óperas ao público.

Ainda no campo da formação, a temporada de master classes ofereceu 14 atividades, com professores que transmitiram seus conhecimentos a pessoas selecionadas de várias partes do país. O público seguiu lotando a casa, prestigiando nossos artistas e produções, consolidando a retomada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no pós-pandemia.” [Depoimento de dezembro de 2024]

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2024 da Revista CONCERTO.]

Eric Herrero

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.