Erika Ribeiro toca obra de Ronaldo Miranda na Sala Cecília Meireles

por Redação CONCERTO 03/03/2021

A Sala Cecília Meireles abre nesta sexta-feira, dia 5, sua temporada 2021, com um concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica, que será regida pela maestrina Priscila Bomfim. A apresentação será repetida no dia 6, com transmissão ao vivo pela internet. 

A apresentação, que marca a volta do público à Sala, terá programa todo dedicado a autores brasileiros. E um dos destaques é o Concertino para piano e orquestra de cordas de Ronaldo Miranda. A solista será a pianista Erika Ribeiro, que além de carreira como solista e intérprete de música de câmara, é professora da UniRio. E, em 2019, lançou o disco Images of Brazil, dedicado a autores brasileiros, com a violinista Francesca Anderegg.

O modo como Ronaldo Miranda explora os registros do piano e as cordas... É uma peça empolgante

“Estou muito feliz com esse convite. O concertino é uma joia do repertório brasileiro para piano e cordas”, diz ela em entrevista ao Site CONCERTO.  “O modo como Ronaldo Miranda explora os registros do piano e as cordas... É uma peça empolgante.”

O concertino está dividido em dois movimentos. No primeiro, diz a pianista, o compositor “oferece ao pianista muitas oportunidades”. “Há momentos livres, meio improvisatórios até. O intérprete sente-se livre para colocar sua versão. Ouvi muitas gravações e chama atenção o modo como essa música possibilita muitas versões diferentes entre si, o que só torna o concertino ainda mais interessante.”

O segundo movimento, por sua vez, “tem algo de mozartiano, algo de Shostakovich, algo jazzy”. “O final é muito brilhante. Não podia estar tocando música melhor nesse momento tão difícil. Acho que será um programa importante.”

Além da peça de Ronaldo Miranda, serão apresentados o Prelúdio das Bachianas brasileiras nº 4, de Villa-Lobos, o Andante para quinteto de cordas, de Alexandre Levy, o Divertimento, de Edino Krieger, e o Concerto para cordas e percussão de Camargo Guarnieri. 

A temporada da Sala Cecília Meireles está dividida em seis séries de concertos, além de contar com três festivais temáticos. Confira aqui a programação completa. 

Atualização (4/3, 12h45): por conta de decreto da prefeitura do Rio de Janeiro, o concerto do dia 5 será realizado sem público, às 15 horas, com transmissão ao vivo; concerto do dia 6 foi cancelado.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre as apresentações no Roteiro do Site CONCERTO.

Leia mais
Notícias
Beethoven Fest: concertos na Cidade das Artes celebram o autor
Notícias Igor Stravinsky é destaque da edição de março da Revista CONCERTO
Colunistas Parabéns, dona Niza!, por João Luiz Sampaio
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line lançam programação de março

A pianista Erika Ribeiro [Divulgação]
A pianista Erika Ribeiro [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.