Festival In-Edit apresenta documentários sobre Kilza Setti e José Siqueira

por Redação CONCERTO 14/06/2021

Documentários sobre a compositora Kilza Setti e sobre o maestro José Siqueira integram a programação deste ano do In-Edit: Festival Internacional do Documentário Musical, que será realizado on-line entre os dias 16 e 27 de junho.

Hõkrepöj, dirigido por Carlos Nascimbeni, mergulha na obra de Kilza Setti, antropóloga e etnomusicóloga cujo trabalho gira em torno das manifestações musicais de índios brasileiros. O termo Hõkrepöj significa “coro das mulheres cantoras” no idioma dos Timbira, e é nome de uma das mais importantes obras de Setti, gravada pelo Núcleo Hespérides de Música, na qual ela narra as sensações vivenciadas no contato com os Timbira.

Os artistas do núcleo também participam do documentário, em que Nascimbeni articula o encontro entre a música contemporânea e os povos Guarani e Timbira tendo como pano de fundo a colonização da América. O filme estreia na plataforma no dia 17 de junho (às 12h) e ficará disponível até o dia 27 de junho.

Já o documentário Toada para José Siqueira, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, tem como foco a vida e a obra do maestro e compositor. Os diretores buscam mostrar como ele pesquisou as raízes musicais do Brasil, “registrando e utilizando em suas composições elementos de música dos povos originários assim como dos negros escravizados, um legado esquecido após o golpe militar por conta de sua relação com a antiga União Soviética”.

A programação completa do In-Edit pode ser consultada aqui. O acesso aos filmes é gratuito.

Kilza Setti [Divulgação]
Kilza Setti [Divulgação]

Leia também
Notícias 
Prepare-se: dez concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Notícias Hotel Toriba realiza festival de inverno com recitais e concertos
Notícias Exposição em São Paulo celebra os 80 anos de João Carlos Martins
Notícias Compositora Tania León vence Prêmio Pulitzer de Música com ‘Stride’

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.