O maestro Cláudio Cruz, diretor da Orquestra Jovem do Estado, é o convidado do primeiro concerto de junho da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Neste sábado, dia 4, ele rege um programa com obras de Janácek, Liszt e o Concerto para violoncelo nº 1, de Kabalevsky, que terá como solista o violoncelista brasileiro radicado na Alemanha Matias de Oliveira Pinto, que ali desenvolve intensa carreira como solista e professor.
Nos dias 9 e 10, acontecem os dois primeiros concertos de assinaturas do mês. Criador da Sinfonia Rotterdam, Conrad van Alphen rege a filarmônica na Abertura em mi menor, de Schubert, no Concerto para violino, de Korngold (com solos do violinista americano de origem russa Philippe Quint) e na Sinfonia nº 1, de Sibelius.
O segundo programa de assinaturas ocorre nos dias 23 e 24, em dois dos mais aguardados concertos da temporada da filarmônica. Neles, será apresentado o oratório Elias, de Mendelssohn, sua homenagem à música de Bach e Händel (leia mais sobre a obra na seção Repertório, na página 14). A regência é de Fabio Mechetti e no elenco estarão as sopranos Marly Montoni e Nívea Freitas, a contralto Kismara Pezzati, o tenor Daniel Umbelino e o baixo-barítono Licio Bruno. Participa ainda o Coral Lírico de Minas Gerais.
Ainda em junho, a filarmônica apresenta a final do 11º Festival Tinta Fresca, concurso dedicado a revelar compositores, no dia 15. Cinco obras serão executadas: Bartokianas brasileiras, de J. Reis; Sublimações antárticas, de R. Fonseca; Iniciação nas cores, de M. Butcher; Cores dissolutas, de W. Lentz; e Isocronia, de M. Dino. A regência é de José Soares.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Gounod e Claudio Santoro compõem programa da Sinfônica de Porto Alegre
Notícias Pianista Alexander Yakovlev abre série de concertos em Belo Horizonte
Notícias Gran Finale, festival nacional de corais, realiza décima quinta edição
Notícias Sinfônica Brasileira toca Marisa Rezende, Mendelssohn e Sibelius com Ligia Amadio
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.