A maestra Marin Alsop volta ao Brasil em agosto, mas não para se apresentar com a Osesp, da qual foi diretora musical e regente titular. Desta vez, ela desembarca no Rio de Janeiro e em São Paulo com os músicos da National Youth Orchestra USA, para apresentações nos dias 12 e 14, respectivamente, pelas temporadas da Dellarte e do Mozarteum.
A orquestra integra um programa de educação e formação musical realizado em Nova York pelo Carnegie Hall e, após período de estudos e preparação, realiza concertos pelos Estados Unidos e outros países. Na vinda ao Brasil, o grupo terá como solista o grande pianista francês Jean-Yves Thibaudet.
Ele tem um repertório amplo, que perpassa épocas e estilos, e uma de suas especialidades é a Rhapsody in Blue, de Gershwin, que será apresentada no concerto ao lado da Abertura Festival Acadêmico, de Brahms, da Sinfonia nº 1, de Barber, e de Sheherazade, de Rimsky-Korsakov.
A inclusão da peça de Gershwin celebra o centenário de sua estreia. A peça tornou-se símbolo da simbiose entre as raízes populares norte-americanas e o arcabouço da música clássica. “Aquela mistura de repertórios, técnicas, ideias e estilos representava o fervilhante momento daqueles anos 1920, os roaring twenties”, escreve Julio Medaglia em sua coluna da edição de agosto da Revista CONCERTO (leia aqui; acesso exclusivo para assinantes).
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Prepare-se: os destaques musicais da semana
Notícias Coleção Música do Brasil lança disco com concertos e concertinos de Francisco Mignone
Notícias Osesp realiza sétima turnê e faz cinco concertos na Europa
Notícias Lucas Gonçalves e Jennifer Alexandra vencem I Concurso de Piano Toriba Musical
Opinião Ópera: a manifestação artística do século XXI, por Flavia Furtado
![A National Youth Orchestra durante concerto com Marin Alsop no Carnegie Hall [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-National-Youth-Orchestra-com-Marin-Alsop.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.