A temporada do ano que vem do Mozarteum Brasileiro contará com o retorno de dois grandes artistas que fizeram apresentações de sucesso no ano passado: o pianista Rudolf Buchbinder, que virá em junho, e o baixo-barítono Bryn Terfel, que fecha a temporada, em novembro. Ambas as apresentações acontecem na Sala São Paulo.
Buchbinder trará ao público brasileiro interpretações de sonatas de Beethoven. Já Bryn Terfel se apresentará com a Orquestra Acadêmica Mozarteum – em 2023, seu concerto com o grupo na Sala São Paulo venceu o Prêmio CONCERTO.
A abertura da temporada, em abril, fica a cargo do violinista letão Gidon Kremer, que traz sua Kremerata Baltica. Outra atração, esperada para junho, será o Coro da Cidade de Washington, que se apresenta pela primeira vez no Brasil. Sob regência de Erin Freeman, o conjunto será acompanhado da Orquestra Mozarteum Brasileiro para a interpretação da Missa em si bemol de Mozart.
A temporada 2025 do Mozarteum Brasileiro também trará uma importante celebração: o centenário do pianista Oscar Peterson, falecido em 2007. O concerto, que ocorrerá em agosto na Sala São Paulo, unirá a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro ao Oscar Peterson Centennial Quartet, que estará em turnê mundial no próximo ano.
O compromisso com a educação musical e desenvolvimento artístico que norteia os mais de quarenta anos de atividades do Mozarteum também permanece. Músicos de todo o país poderão se inscrever a partir de 9 de dezembro para audições do Schleswig-Holstein Musik Festival, que acontece na Alemanha em julho do próximo ano.
O evento já foi ponto de partida para a carreira internacional de vários músicos vindos da Academia Mozarteum Brasileiro, entre os quais a soprano Josy Santos, que abriu a temporada deste ano. Para o ano que vem, o destaque será o baixo-barítono Vinícius Costa, que se apresenta com o pianista Pierre-Nicolas Colombat em agosto no Teatro B32.
A Noite das Estrelas, que acontece em agosto no Teatro B32, contará com a apresentação de estudantes que foram destaques nas temporadas anteriores. Já o Canto Mozarteum se apresenta em julho. E a Orquestra Acadêmica estará durante o ano todo ao lado dos grandes nomes da música convidados para a temporada – uma aula magna por si só.
Mais informações e ingressos podem ser obtidos no site do Mozarteum Brasileiro.
Leia também
Notícias Prepare-se: os destaques da agenda de óperas e concertos
Notícias Orquestra Ouro Preto estreia ‘Hilda Furacão’, ópera de Tim Rescala
Notícias Sinfonia Brasil realiza turnê latino-americana
Notícias Compositor Igor Maia vence 12º Festival Tinta Fresca da Filarmônica de Minas Gerais
Crítica Barroco vivo, por Nelson Rubens Kunze
Memória Arthur Moreira Lima: calor, carisma, cultura humanística e o desejo de democratizar sua arte, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião As lições de música de Leif Segerstam, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.