Prepare-se: os destaques da agenda de óperas e concertos

por Redação CONCERTO 04/11/2024

Porgy and Bess
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta na terça e na quarta um espetáculo com trechos de Porgy and Bess, de Gershwin, sob regência de Hernán Sanchez Arteaga. O programa conta com o barítono Davi Marcondes e a soprano Andreia de Paula.

Hilda Furacão, a ópera
No Theatro Municipal de São Paulo, estreia na terça a ópera Hilda Furacão, de Tim Rescala, com a Orquestra Ouro Preto regida por Rodrigo Toffolo. A direção é de Julliano Mendes. No elenco, Marilia Vargas, Carla Rizzi e Fernando Portari.

Dobradinha lírica
A Academia de Ópera do Theatro São Pedro e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro apresentam a partir de quinta produção das óperas Uma rodada de bridge, de Samuel Barber, e O labirinto, de Menotti. Direção de André dos Santos e João Malatian.

Cena da ópera 'O labirinto', de Menotti [Divulgação/Theatro São Pedro]
Cena da ópera 'O labirinto', de Menotti [Divulgação/Theatro São Pedro]

 

Quintetos
Na quinta, na Sala do Conservatório, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo recebe a pianista Martina Graf para recital da série Grandes Quintetos. No programa, o Quinteto op. 84, de Elgar, e o Quinteto op. 115, de Fauré.

Dança
A Orquestra Acadêmica da Osesp, o Coro Acadêmico da Osesp e os bailarinos da Studio3 Cia. de Dança apresentam de quinta a sábado o programa Outros Toms, na Sala São Paulo. Regência de Wagner Polistchuk e direção de Anselmo Zolla.

Musicais
Na quinta e na sexta, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz concertos dedicados a grandes musicais da Broadway, como West Side Story, de Bernstein, e O fantasma da ópera, de Andrew Lloyd Weber. Regência de José Soares. 

Canções
Roberto Minczuk rege a Orquestra Sinfônica Municipal na sexta e no sábado, em programa que inclui as Quatro canções, de Alma Mahler, e as Quatro últimas canções, de Richard Strauss. Carla Filipcic será a solista.

Clitemnestra, a ópera
O Festival de Música Erudita do Espírito Santo promove na sexta a estreia mundial da ópera Clitemnestra, de Marcus Siqueira. Gabriel Rhein-Schirato e Menelick de Carvalho assinam a direção; Gabriella Pace e Daniel Umbelino estão no elenco. 

Violão 
Na sexta e no sábado, o violonista Fabio Zanon participa da série de violão do Teatro Cultura Artística. Entre os destaques do programa, está a estreia brasileira de The Mountains I Climb, de João Luiz Rezende.

Árias de Mozart
Na sexta, na USP, e no domingo, no Instituto Tomie Ohtake, a Orquestra de Câmara da USP apresenta a Sinfonia nº 4 de Schumann e árias de As bodas de Fígaro e O rapto do serralho, de Mozart, com a soprano Flavia Albano e o maestro Ricardo Bologna.

Tosca na Sala
A Sala Cecília Meireles apresenta no sábado espetáculo baseado na ópera Tosca, de Puccini, com a Companhia de Ópera da Lapa e o Coro da Compahia de Ópera da Lapa. A direção artística e a concepção são do tenor Fernando Portari.

Elgar
A Sinfônica da USP recebe no sábado a violoncelista brasileira Marina Martins como solista do Concerto para violoncelo de Edward Elgar, sob regência do maestro e compositor Januíbe Tejera. No Centro Cultural Camargo Guarnieri. 

Musicais
Em Porto Alegre, o destaque da semana da Ospa em sua sede, no sábado, é um programa dedicado a trechos de musicais da Broadway. Com regência de Manfredo Schmiedt e participação dos cantores Giulia Nadruz e Felipe Assis Brasil. 

Heliópolis
A Orquestra Sinfônica Heliópolis toca no Teatro Cultura Artística no domingo, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico do grupo pertencente ao Instituto Baccarelli, projeto de formação musical e inclusão social.

Enrique Graf
O pianista uruguaio Enrique Graf é a atração de domingo da série de concertos da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Ele vai tocar obras de Mozart, Gilardoni, Mores, Fabini, Tosar e Liszt. 

Confira a programação completa da semana no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Mozarteum Brasileiro anuncia temporada como Bryn Terfel e Rudolf Buchbinder
Notícias Orquestra Ouro Preto estreia ‘Hilda Furacão’, ópera de Tim Rescala 
Notícias Sinfonia Brasil realiza turnê latino-americana 
Notícias Compositor Igor Maia vence 12º Festival Tinta Fresca da Filarmônica de Minas Gerais
Crítica Barroco vivo, por Nelson Rubens Kunze
Memória Arthur Moreira Lima: calor, carisma, cultura humanística e o desejo de democratizar sua arte, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião As lições de música de Leif Segerstam, por João Marcos Coelho

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.