Museu do Ipiranga recebe estreia moderna de missa de D. Pedro I

por Redação CONCERTO 26/11/2022

A cravista Rosana Lanzelotte apresenta a partir de hoje, dia 26, no Museu do Ipiranga, em São Paulo, o espetáculo A Música da Independência, em que será feita a estreia moderna de uma obra recém-descoberta de D. Pedro I, a Missa et Adjuva nos Domine.

O programa será apresentado no museu neste sábado, 26, e domingo, 27, e nos dias 3 e 4 de dezembro, sempre às 16 horas.

Além da missa, serão apresentadas, de d. Pedro I, a Marcha Imperial, o Hino Constitucional e o Hino da Independência, ao lado de criações de Padre José Maurício, Sigismund Neukomm e Marcos Portugal. Além de Rosana, participam Marília Vargas, Ricardo Kanji, Guilherme de Camargo, Ivy Szot, William Manoel e Claudio Marques. 

A missa foi encontrada em um arquivo da Igreja da Angra da Sé, nos Açores. Nele, já havia sido descoberta uma outra peça do gênero, dedicada ao papa Leão XII, um gesto político do imperador logo após chegar ao poder. 

“Ninguém havia constatado a presença dessa outra missa. É curioso, pois ela foi escrita em estilo antigo, já distante de sua época. Uma conjectura possível é a de que ele teria tentado mostrar ao papa seu conhecimento da história da música, do contraponto renascentista”, diz Rosana.

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Artigo
O imperador compositor, por Rosana Lanzelotte
Revista CONCERTO D. Pedro I e a música, por Júlio Medaglia
Notícias Complexo Theatro Municipal de São Paulo lança grande programação para 2023 
Notícias Roberto Tibiriçá é o novo diretor musical e regente titular da Sinfônica do Paraná
Notícias Com direção de Márcia Haydée, São Paulo Companhia de Dança estreia ‘Quebra-nozes’ brasileiro 

Ricardo Kanji, Rosana Lanzelotte, Marília Vargas e Guilherme de Camargo [Divulgação/Andrea Paccini]
Ricardo Kanji, Rosana Lanzelotte, Marília Vargas e Guilherme de Camargo [Divulgação/Andrea Paccini]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.