Neojiba anuncia turnê por sete cidades das regiões norte e nordeste do país

por Redação CONCERTO 19/07/2023

O Neojiba anunciou a realização em agosto de uma turnê por cidades das regiões nordeste e norte do país, batizada de Turnê da Liberdade. A viagem celebra os 200 anos da independência do Brasil na Bahia e terá a participação da Orquestra Neojiba e do Coro Juvenil do Neojiba. Ao todo, 150 jovens músicos irão visitar sete cidades. A turnê passará por  Aracaju (5), Maceió (7), Recife (8), João Pessoa (9 e 10), Mossoró (12 e 13), Manaus (17 e 18) e Salvador (20).

Dois programas foram montados para a turnê. Nos dias 5, 7, 8, 10, 13, 18 e 20, as apresentações começam com o Romance em fá menor op. 11, de Dvorák, e com o Concerto para violino de Schumann – as obras terão como solistas os spallas da Orquestra Neojiba, Eliel Santana e Isabela Rangel; já nos concertos de Manaus e Salvador, os solos serão da violinista Midori.

Em seguida, orquestra e coro se unem para interpretar É doce morrer no mar, de Dorival Caymmi, em arranjo de Ernst Widmer; ‘Stamos em pleno mar, de André Mehmari; Traços brasilis, de Wellington Gomes; e Canticum naturale, de Edino Krieger. 

O outro programa é composto pela ópera Dulcineia e Trancoso, de Eli-Eri Moura, com libreto de W. J. Solha. A obra é herdeira do movimento armorial e tem como personagens figuras como Ariano Suassuna, Miguel de Cervantes, Lampião e Maria Bonita. 

O espetáculo será apresentado nos dias 9, 12 e 17 por orquestra e coro, com regência de Lucie Barluet. Já os concertos sinfônicos serão comandados por Marcos Rangel, Eduardo Torres e pelo idealizador e diretor do projeto, o pianista e maestro Ricardo Castro.

Leia também
Notícias Quarteto Brodsky e bolsistas do Festival de Campos do Jordão tocam integral de Shostakovich
Notícias Theatro São Pedro estreia produção de 'A raposinha astuta', de Janácek
Crítica ‘Carmen’ do Theatro Municipal do Rio mostra força, criatividade e excessos, por Márvio dos Anjos

Músicos da orquestra e do coro Neojiba [Divulgação]
Músicos da orquestra e do coro Neojiba [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.