Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Paulistano fazem concerto pela paz

por Redação CONCERTO 04/04/2025

A Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano se unem hoje e amanhã para apresentar o programa Clamor pela Paz, sob regência de Roberto Minczuk e a participação do baixo Savio Sperandio, da violinista Maria Fernanda Krug e da atriz Tuna Dwek. O repertório traz obras que se relacionam diretamente com os horrores de guerras e conflitos entre povos ou oferecem um clima de reflexão sobre nosso tempo.

Entre os destaques do programa, estão Um sobrevivente de Varsóvia, de Schoenberg, oratório para voz recitante, coro masculino e orquestra escrito em 1947 como homenagem às vítimas do Holocausto; o Adágio para cordas, de Samuel Barber; o Allegreto da Sinfonia nº 13 de Shostakovich, escrita a partir de textos do poeta Yevgeny Yevtushenko, que seria perseguido pelo regime soviético; a Trenódia às vítimas de Hiroshima, de Penderecki; e os Três caminhos para paz, de Roxanna Panufnik, que justapõe elementos musicais cristãos, judaicos e islâmicos.

A Sinfônica Municipal volta a se apresentar na próxima semana, nos dias 11 e 12, com a maestra Priscila Bomfim e a harpista Jennifer Campbell, que será a solista no Concerto de Henriette Renié, compositora e harpista francesa que teve papel fundamental no desenvolvimento da técnica e do repertório para harpa. O programa tem ainda Les eaux celestes, de Camille Pépin, e a Sinfonia nº 3 – órgão, de Saint-Saëns.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Notícias 
Filme mostra bastidores de gravação de André Mehmari e Antonio Meneses
Notícias Violonista João Luiz Rezende é nomeado professor na Yale School of Music, nos Estados Unidos
Notícias Filarmônica de Nova York abre arquivo do período de Pierre Boulez como diretor
Opinião Lição de Eunice Katunda, por Ana Cursino Guariglia


Roberto Minczuk rege a Orquestra Sinfônica Municipal [Divulgação]
Roberto Minczuk rege a Orquestra Sinfônica Municipal [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.