Osesp fará turnê aos Estados Unidos com concertos no Carnegie Hall 

por Redação CONCERTO 12/08/2022

Apresentações serão em outubro e terão regência de Marin Alsop; orquestra também toca nas cidades de North Bethesda e Kansas City

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob direção de sua regente de honra Marin Alsop, empreenderá uma importante turnê aos Estados Unidos em outubro. O primeiro concerto será no dia 10, no Helzberg Hall em Kansas City, Missouri. Dia 12, a orquestra toca no The Music Center at Strathmore, em North Bethesda, Maryland. Finalmente, nos dias 14 e 15, a Osesp fará uma apresentação inédita no Carnegie Hall, em Nova York – será a primeira vez que uma orquestra brasileira fará parte da temporada oficial deste teatro icônico da música clássica.

Nos dias 12 (North Bethesda) e 15 de outubro (Carnegie Hall), a Osesp apresenta o programa intitulado Floresta Villa-Lobos. Trata-se da junção de diversas peças de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) intercaladas por obras de compositores brasileiros e estrangeiros. Os concertos terão a participação do Coro da Osesp, da pianista Olga Kopylova e da soprano Camila Titinger e serão acompanhados por uma projeção multimídia especialmente concebida pelo curador e artista visual carioca Marcello Dantas. Conforme o material de divulgação, “a proposta visual criada por Dantas nasce da música, aquela que tem sua inspiração na floresta tropical e no ecossistema brasileiro. [...] São imagens que, na companhia da música, podem sugerir tantas outras formas de enxergar o Brasil e toda a nossa biodiversidade”. As cenas foram gravadas sobretudo em regiões da Amazônia e do Pantanal.

O concerto do dia 14, o primeiro no Carnegie Hall, terá a participação do solista José Staneck na harmônica e também do Coro da Osesp. O repertório contempla também obras de Villa-Lobos – o Prelúdio da Bachianas Brasileiras nº 4, o Concerto para harmônica e o Choros nº 10 –, ao lado de Sheherazade, de Rimsky-Korsakov. Esta apresentação faz parte do International Festival Orchestra, série de assinaturas do Carnegie Hall. 

O mesmo programa, exceto o Choros nº 10 de Villa-Lobos, será apresentado no dia 10 de outubro, em Kansas City, que, portanto, não contará com o Coro da Osesp. 

“É ao mesmo tempo um privilégio e uma honra introduzir a Osesp para o público de Nova York, e com esses dois programas maravilhosos. Entre 2012 e 2019, durante meu período como diretora musical e regente titular da orquestra, fui encarregada de ampliar a atenção do mundo para a Osesp, uma missão que continuo exercendo, agora como regente de honra. E estar no Carnegie Hall é o passo definitivo para consolidar esse objetivo”, afirma Marin Alsop.

Leia também
Notícias
Felipe Prazeres é novo regente titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Notícias Toy Ensemble interpreta ópera de Alexandre Delgado na Sala Cecília Meireles
Notícias Uso inadequado ameaça órgão histórico de Tiradentes
Notícias Carolin e Jörg Widmann abrem série de apresentações com a Osesp
Notícias Quarteto Noûs faz dois recitais com repertório que vai dos clássicos aos contemporâneos

Detalhe da projeção de Marcello Dantas para o programa Floresta Villa-Lobos (divulgação)
Detalhe do filme que acompanhará a versão orquestral de Boto, de Tom Jobim e Vinicius de Morais, no programa Floresta Villa-Lobos (Marcello Dantas)

Assista abaixo a interpretação do Choros nº 10 pela Osesp e Coro da Osesp, sob direção de John Neschling, em registro de 2008 feito pelo canal de televisão francês mezzo:

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.