A pianista Ingrid Uemura venceu a primeira edição do Concurso Nacional Chopin, realizado na Sala São Paulo pela Sociedade Chopin do Brasil e a Academia da Osesp. Na prova final, que aconteceu na tarde de segunda-feira, ela interpretou o Concerto nº 2 do compositor polonês com a Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de José Maria Florencio.
Ingrid integrou a classe de piano da Escola de Música do Estado de São Paulo, aluna do pianista Luiz Guilherme Pozzi, por quem ainda é orientada. Em 2018, ela ganhou o IV Concurso Interno para jovens solistas com a orquestra de cordas da Emesp e apresentou-se com o concerto nº 23 de Mozart no Museu de Arte de São Paulo. Obteve o 1º lugar no Concurso Nacional Souza Lima, no Concurso Latino-Americano de Piano realizado na cidade de Curitiba e no I Concurso de Guarulhos – GruPiano.
Ao todo, onze candidatos participaram da semifinal do concurso e três chegaram à final: além de Ingrid, Mateus Restani e Ervino Rieger. O júri, composto por Ira Levin, Cristian Budu, Donata Lange, Ewa Poblocka, Gloria Caputo, Olga Kiun e Sonia Rubinsky, atribuiu o Prêmio “Revelação” ao candidato Arthur Dante Novaes Teixeira. O Prêmio de Melhor Interpretação de Noturno de Chopin foi dedicado a Rieger, pela apresentação do Noturno Op. 9 nº 3 em si maior.
Ingrid vai receber um prêmio em dinheiro de R$ 6 mil, além da participação no Concurso Internacional Chopin, que será realizado em 2025, em Varsóvia, e um convite para participar do Curso de Verão do Instituto Chopin no Palácio Radziejowice.
A lista de premiações inclui ainda recitais em Zelazowa Wola, Polônia, na casa onde nasceu Chopin, e no Festival Chopin (Brasil). Também estão previstas apresentações com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, de Brasília, com o projeto Vale Música, de Belém, e na temporada 2025 do Theatro Municipal de São Paulo.
O 1º Concurso Nacional Chopin contou com apoio da Casa Sangusko de Cultura Polonesa, do Instituto Guimarães Rosa – Ministério das Relações Exteriores, da Sustenidos Organização de Cultura, da Santa Marcelina Cultura, Fundação Amazônica de Música e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
![A pianista Ingrid Uemura durante a prova semifinal na Sala São Paulo [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-ingrid_uemura.jpeg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Brava!
Brava!