Neojiba venceu o Grande Prêmio; no Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera, disputa foi acirrada, com o primeiro colocado recebendo apenas oito votos a mais do que o segundo
Após duas semanas de votação, o público elegeu os seus vencedores no Prêmio CONCERTO 2019. Ao todo, 10.111 pessoas registraram seus votos na enquete realizada no Site CONCERTO (clique aqui para ver os resultados). O resultado da votação dos críticos será divulgado na edição de janeiro e fevereiro da Revista CONCERTO.
O Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestra Juvenis e Infantis da Bahia) foi o vencedor do Grande Prêmio CONCERTO 2019, com 3.503 votos, seguido da Orquestra Jovem do Estado (1.373 votos) e do Instituto Piano Brasileiro (566 votos).
No Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera, a disputa foi acirrada, resolvendo-se apenas nos últimos minutos de votação. Alma, de Claudio Santoro, apresentada no Festival Amazonas de Ópera, levou o primeiro lugar com 1.758 votos, apenas oito a mais do que a segunda colocada, Prism, de Ellen Reid, do Theatro Municipal de São Paulo. Ritos de perpassagem, de Flo Menezes, encenada no Theatro São Pedro de São Paulo recebeu 894 votos.
Na categoria Música Orquestral, vitória da Orquestra Jovem do Estado e do Coral Jovem do Estado, com um concerto dedicado a obras de Claudio Santoro (1.962 votos). Também concorriam concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (705 votos) e da Orquestra Sinfônica de Montreal (464 votos).
Entre os concorrentes na categoria Música de Câmara / Recital / Coral, a pianista Maria João Pires, que fez recital promovido pela Cultura Artística e pela Dell’Arte, manteve a liderança desde o início, alcançando 1.346 votos – o recital de Joyce Di Donato, também pela Cultura Artística, foi escolhido por 734 pessoas e o de John Eliot Gardiner com o English Baroque Soloists e o Monteverdi Choir [Tucca] foi o eleito por 669 votantes.
A maestrina Maíra Ferreira venceu na categoria Jovem Talento, com 2.843 votos, contra 1.447 do maestro Hilo Carriel e 926 votos do tenor Anibal Mancini. E, na categoria CD / DVD/ Livro, o escolhido dos público foi o pianista Nelson Freire, com o CD Encores (1.369 votos); também concorriam o CD Música para cordas, de André Mehmari (1.183 votos) e o livro Cadernos de Willy Correa de Oliveira (458 votos).
O Prêmio CONCERTO de Música Clássica e Ópera é conferido anualmente aos destaques da temporada, com o objetivo de valorizar e fomentar a atividade musical clássica no Brasil. Concorrem os mais destacados concertos, óperas, recitais e discos, DVDs e livros, assim como os protagonistas da cena clássica e os grandes acontecimentos que impactaram a temporada.
O prêmio da crítica, que será revelado na edição de janeiro-fevereiro da Revista CONCERTO, é debatido e escolhido por alguns dos principais críticos musicais do país, de forma independente e imparcial: Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Nelson Kunze e Sidney Molina.
Trabalhos dos jurados ou de pessoas ligadas de alguma forma à Revista CONCERTO não puderam concorrer.
[Clique aqui e conheça os vencedores do Prêmio CONCERTO 2019.]