O pianista Ricardo Ballestero e a mezzo soprano Ana Lucia Benedetti fazem recital neste sábado no Festival de Música Erudita do Espírito Santo. A apresentação, batizada de Vozes Interrompidas, será transmitida ao vivo no canal do YouTube do festival.
“Heróis e heroínas da literatura, da poesia, do teatro e da ópera cantam há séculos sobre a dificuldade de conciliar desejos pessoais com as exigências da sociedade. E não por acaso: a oposição entre o individual e o coletivo é uma das marcas da existência humana. Atravessando o tempo, chegam à nossa época, na qual abusos de poder, o avanço do extremismo, do ódio e da intolerância, reabrem antigas chagas e mostram que outras jamais foram de fato fechadas, colocando o indivíduo mais uma vez à mercê de um contexto de opressão”, explica o curador João Luiz Sampaio sobre o conceito que guiou a escolha do repertório, em diálogo com o tema geral da programação proposto pela diretora artística Livia Sabag, Arenas do Íntimo.
O recital começa com Heartbreaker, da compositora Missy Mazzolli, para piano. Em seguida, serão ouvidas canções de Dora Pejacevic (Ich bin ein Waise), Margareth Bonds (Three Dream Portraits) e Claudio Santoro (Canção da fuga impossível e Fragmento para um Réquiem).
Obras inspiradas na poesia de Federico García Lorca vêm em seguida: Novos cantares, de Esther Scliar, e Trois chansons de Federico Garcia Lorca, de Poulenc. E Ballestero toca, então, Ao autor, dos Três Epitáfios de Fernando Lopes Graça.
Encerra o programa o ciclo Seis Poemas de Marina Tsvetayeva, de Shostakovich.
“O ciclo foi composto a partir de poemas de Tsvetayeva, que foi presa após a Revolução Russa e, décadas depois, assassinada pela polícia soviética. São textos que falam de política, de perseguição, às vezes de forma direta, às vezes de forma velada, e o último deles é dedicado à poeta Anna Akhmatova, grande amiga de Shostakovich, que durante quase três décadas foi proibida de publicar sua obra”, explica Sampaio.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Especial Vinte e cinco compositores e compositoras negras, do século XVIII aos dias atuais
Notícias Clelia Iruzun sola concerto de Francisco Mignone com a Orquestra Sinfônica do Paraná
Notícias Gabriele Leite toca Villa-Lobos com a Ospa sob regência de Anderson Alves
Dança em diálogo Livros atualizam a memória da dança para além dos palcos, por Amanda Queirós
Notícias Festival Ópera na Tela exibe 11 montagens em sua nova edição
Crítica Joshua Bell e um domínio transcendental do violino, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião A arte erudita para as massas, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.