Ricardo Bologna é o novo diretor da Orquestra de Câmara da USP

por Redação CONCERTO 28/02/2024

O maestro e percussionista Ricardo Bologna é o novo regente titular e diretor da OCAM, Orquestra de Câmara da ECA-USP. Ele substitui o maestro Gil Jardim, que até o final de 2023 estava à frente do grupo e da Orquestra Sinfônica da USP.

Músico da Osesp desde 1999, Bologna é um dos principais músicos em atividade no país, com especial atenção à música contemporânea. Fundou o Percorso Ensemble e integrou conjuntos como a Camerata Aberta. Em 2002, venceu o Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes. E é professor da USP. De 2008 a 2011, foi Regente Titular da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e, de 2012 a 2015, Regente Principal da Orquestra Sinfônica da USP.

A universidade ainda não divulgou quem será o novo regente da Osusp.

Em texto para o Site CONCERTO, o maestro Gil Jardim comentou, no final de 2023, sua decisão de deixar a universidade: “Estou encerrando um longo ciclo de colaboração com a Universidade de São Paulo. Aluno entre 1977 e 1982, tornei-me docente em dezembro de 1984. Assumi a direção da Ocam em 2001 e a Osusp somente agora, em maio de 2022. Fui chefe do Departamento de Música entre 2006 e 2009. Ou seja, tive tempo suficiente para viver muitas primaveras verdejantes da paisagem exuberante do campus Butantã USP”, disse. “Viver a universidade por dentro é esperançar o Brasil que desejamos com oportunidades iguais para todos. Na próxima década estarei desenhando novos cenários com energia forte de sempre. Estou ávido para compor, poderei voar sobre novas paisagens, levando no coração todas as histórias que a vida me permitiu.”

Leia também
Notícias 
Filarmônica de Minas Gerais abre temporada com concerto dedicado à ópera
Opinião Concurso Compositoras Latino-Americanas da Osesp: nem tudo foi tão bom quanto as obras apresentadas, por Nelson Rubens Kunze
Crítica Trio Fukuda abre com brilho série de recitais da Sala Watari, por Jorge Coli
Opinião Pesquisa e poesia se unem no retrato do violão brasileiro da passagem do século XIX para o século XX, por Camila Fresca

O maestro Ricardo Bologna [Divulgação/Karin van de Broocke]
O maestro Ricardo Bologna [Divulgação / Karin van de Broocke]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.