Compositor, flautista e professor do Departamento de Composição da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Cicchelli é o novo membro da Academia Brasileira de Música. O anúncio oficial foi feito na tarde desta terça-feira, dia 11.
Ele vai ocupar a cadeira nº 17, que tem Alfredo d’Escragnolle Taunay como patrono e foi ocupada pelo compositor Guilherme Bauer, falecido em março de 2024, aos 83 anos. Os ocupantes anteriores foram Francisco Casabona (fundador), Yara Bernette, e Belkiss Carneiro de Mendonça. A cerimônia de posse ainda não tem data marcada.
Rodrigo Cicchelli leciona na UFRJ desde junho de 1998, atuando na graduação e na pós-graduação, e coordena o Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT). Foi aluno de César Guerra-e Hans Joachim Koellreutter e se especializou m Composição de Música Eletroacústica na Europa nos anos 1990, tendo realizado doutorado na University of East, e o Cursus de composition et d'informatique musicale no IRCAM.
Entre 2010 a 2020, produziu e apresentou programas radiofônicos semanais, o Eletroacústicas e o Contemporâneas, frutos de convênio entre a UFRJ e Empresa Brasil de Comunicação – EBC, transmitidos pela Rádio MEC FM, com grande ênfase na difusão da produção brasileira e latino-americana.
Leia também
Notícias Fundação Maria Luisa e Oscar Americano terá dez recitais em 2025
Notícias Sinfônica do Paraná anuncia temporada em que completa 40 anos
Notícias Coral Paulistano interpreta ‘O véu sagrado’, tocante obra de Eric Whitacre
Notícias Maestro Daniel Barenboim comunica que sofre do Mal de Parkinson
Crítica Francisco Mignone e a ‘mensagem de beleza’, por João Marcos Coelho
![O professor e compositor Rodrigo Cicchelli [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-cicchelli.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.