O selo Warner Classics lançou a última gravação do pianista brasileiro José Feghali, morto em 2014 nos Estados Unidos. Nela, ele está ao lado da violoncelista Nina Kotova para um recital batizado de Romantic Recital.
O álbum tem peças de Brahms (Sonata nº 1), Max Reger (Sonata nº 2) e Schumann (Fantasiestück). Kotova era uma das principais parceiras de música de câmara de Feghali, que chegou a se apresentar com ela no Brasil em 2011, pela série da Tucca.
Feghali foi encontrado morto em sua casa em dezembro de 2014, aos 53 anos. Ele morava em FortWorth, nos Estados Unidos, onde era professor da Texas Christian University.
O pianista nasceu no Rio de Janeiro, onde fez sua estreia aos 8 anos com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 1985, ganhou a medalha de ouro no Concurso Van Cliburn, nos EUA, um dos mais importantes do mundo.
Com a vitória, apresentou-se como solista ao lado de orquestras como a Filarmônica de Berlim, a Concertgebouw de Amsterdã, a Gewandhaus de Leipzig e a Sinfônica de Londres
Em 2005, participou, com a Sinfônica de Nashville e o maestro Kenneth Schermerhorn, da gravação da integral das Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos, para o selo Naxos. O compositor era uma de suas especialidades e, no início dos anos 2000, ele dedicou um disco solo a ele e a outros autores brasileiros, como Ernesto Nazareth e Lorenzo Fernandez. Entre suas gravações, destaca-se ainda um álbum dedicado a Chopin em parceria com o violoncelista James Denton.
Leia também
Notícias Eli-Eri Moura vence prêmio no Festival de Gramado pela música de Animais na pista
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.