Laura de Souza morre aos 64 anos

por Redação CONCERTO 30/07/2022

Soprano sofria de câncer; meio musical está de luto

Morreu na manhã deste sábado, dia 30, em Porto Alegre, a soprano Laura de Souza. Ela havia completado 64 anos em abril. Uma das principais cantoras brasileiras das últimas décadas, ela sofria de um câncer e estava internada em um hospital da capital gaúcha. 

Laura de Souza seguiu em atividade até cerca de suas semanas atrás. Recentemente, foi uma das fundadoras da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, além de participar do recém-criado Ópera Estúdio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. 

Formada no Rio Grande do Sul, Laura de Souza mudou-se para a Europa, onde completou os estudos em cidades como Hamburgo, Paris e Milão. A cantora venceu o primeiro lugar na Biennale di Canto di Cagliari, em 1988 e o Primeiro Grande Prêmio no Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro, em 1991.

Entre 1991 e 1998, foi membro estável do Staatstheater Kassel e do Deutsches Nationaltheater Weimar, na Alemanha. No Brasil, cantou nos principais teatros e com as principais orquestras um repertório que incluía óperas como Don Giovanni, de Mozart, Tannhäuser, de Wagner, Tosca, na ópera de Puccini, ou Elisabetta, no Don Carlo de Verdi. Em 2005, fez a estreia latino-americana do monodrama Erwartung, de Schoenberg, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Um de seus grandes papéis foi a Sieglinde, de A valquíria, segunda parte da tetralogia O anel do Nibelungo, de Richard Wagner. Ela cantou a personagem no Festival Amazonas de Ópera em 2002 – e, ao lado do tenor Eduardo Álvares como Siegmund, sua interpretação foi um dos pontos altos de todo o projeto realizado em Manaus. 

Nos últimos anos, ela vinha se dedicando especialmente ao repertório camerístico, ao lado de parceiros como o pianista Antônio Vaz Lemes. E desenvolvia fundamental trabalho pedagógico em instituições como a Escola Municipal de Música de São Paulo. 

Nas redes sociais, colegas lamentaram deixaram as suas homenagens à soprano. 

Minha amada, há um mês nos falávamos por mensagens por conta do nosso tão amado Mozart. Eu daqui, pequena que sou, não entendo a tua partida ainda e as mensagens que não serão mais respondidas. Que os céus te recebam com o carinho e a generosidade que vc espalhou pelo mundo. Uma das mais belas vozes que conheci, uma artista arrebatadora. Uma grande e presente amiga. Um beijo, Laurinha.
Gabriella Pace, soprano 

Soprano brasileiro, generosa e grande artista e ser humano maravilhoso, acaba de partir deste plano. Foi minha companheira. Foi quem me levou para a Europa no início dos anos 90. A ela devo muito. Vai, Laurinha! Sabes bem que nada termina, nada finda... a vida segue sempre! Leva contigo o amor dos que amaste e que te amam.
Martin Muehle, tenor 

Descanse em paz, amada Laura de Souza. Deixou um legado imenso para a lírica brasileira e uma legião de amigos que a amavam profundamente. Nunca será esquecida.
Claudia Riccitelli, soprano 

Minha amiga e professora. Que honra toda convivência abençoada que tive com você. Quanto aprendizado, quanta troca! Gratidão eterna. Que os mais altos planos te recebam com muito aplausos. 
Luciana Bueno, mezzo soprano 

Hoje se foi a minha amada Laura de Souza! Grande artista que deixa o mundo musical brasileiro empobrecido pela sua ausência. Amiga com quem há mais de 30 anos vinha dividindo alegrias, tristeza, confidências e muita música. Que os anjos a recebam com aplausos e luz. Vá em paz!
Eduardo Janho-Abumrad, baixo 

Ah, Laura! Por que? Sua passagem será linda como você, uma sacerdotisa da Arte e do Belo. Pra sempre todo meu amor.
Sandro Cristopher, barítono 

Leia também
Notícias
Felipe Prazeres assume regência titular do Municipal do Rio
Notícias Petrobras Sinfônica volta a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Notícias São Paulo terá série mensal dedicada à música de câmara contemporânea
Entrevista “O barroco era o pop de sua época”, diz contratenor Jakub Józef Orlínski, por Irineu Franco Perpetuo

A soprano Laura de Souza (divulgação)
A soprano Laura de Souza (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.