O Projeto Sinos – Sistema Nacional de Orquestras Sociais lança na quinta-feira, dia 7, sua Academia de Ópera. Haverá uma live de lançamento da qual participarão os maestros Silvio Viegas e Juliano Dutra Aniceto, a cantora lírica Carolina Faria, a produtora Flávia Furtado e o compositor Tim Rescala, com mediação de André Cardoso, coordenador do Sinos.
O Sinos é uma parceria da Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A iniciativa consiste em oferecer orientação a projetos sociais de todo o país, com a criação de materiais de ensino, orientação de professores e a encomenda de obras a serem apresentadas pelos grupos do projeto.
As obras têm sido gravadas por grupos brasileiros e as partituras são distribuídas gratuitamente – no dia 8, um novo concerto será transmitido, com peças de Edgardo Guerra, Ernani Aguiar e Fernando Morais interpretadas pelas Orquestra Sinfônica da UFRJ e o maestro Felipe Prazeres.
A partir de agora, a ópera também fará parte do projeto, com o “objetivo de introduzir a prática da ópera e seus subgêneros nos projetos sociais que atuam no ensino coletivo dos instrumentos orquestrais, com a formação de orquestras, e junto a instituições que mantenham orquestras jovens”.
O projeto envolve a produção de videoaulas, ministradas por profissionais brasileiros da ópera, com conteúdos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também de produção e gestão. Também serão escritas e apresentadas quatro novas óperas de câmara, encomendadas pelo projeto aos compositores Tim Rescala, João Guilherme Ripper, André Mehmari e Eli-Eri Moura.
A primeira delas é de Rescala, O engenheiro, baseada na vida de André Rebouças, que será apresentada este mês no Theatro São Pedro de Porto Alegre.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Mostra do Cine Humberto Mauro de Belo Horizonte propõe diálogo entre cinema e ópera
Notícias Osesp lança temporada 2022 com celebração pelos 100 anos da Semana de Arte Moderna
Notícias Orquestra das Américas abre inscrições para academia virtual
Notícias Hugo Pilger e Ney Fialkow concorrem ao Grammy Latino com disco dedicado a Claudio Santoro
Crítica Um compositor extraordinário, por João Marcos Coelho
![A mezzo soprano Carolina Faria participa da live de lançamento do projeto [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/unnamed%20%2820%29.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.