Theatro São Pedro estreia nova produção de ‘O Rapto do Serralho’, de Mozart

por Redação CONCERTO 14/04/2023

O Theatro São Pedro de São Paulo estreia nesta sexta-feira, dia 14, uma nova produção da ópera O Rapto do Serralho, de Mozart. A direção musical é de Claudio Cruz e a direção cênica, de Jorge Takla.

No elenco estão as sopranos Ludmila Bauerfeldt (Konstanze), Raquel Paulin e Ana Carolina Coutinho (Blonde), Daniel Umbelino (Belmonte), Jean William (Pedrilho), Luiz-Ottavio Faria (Osmin) e Fred Silveira (Paxá).

Na obra, duas jovens europeias, Konstanze e Blonde, são sequestradas e vendidas ao paxá Selim – o termo paxá refere-se ao título dado entre os turcos a governadores do Império Otomano. Selim, no entanto, não quer forçar Konstanze a se casar com ele e tenta conquistá-la. Enquanto isso, os noivos das moças, Belmonte e Pedrillo, arquitetam um plano para resgatá-las do harém guardado por Osmin, a quem o paxá ofereceu Blonde como recompensa. Mozart escreveu a ópera no formato do Singspiel, em que números musicais e cenas de diálogos falados se intercalam, e a obra foi um enorme sucesso.

Em entrevista à Revista CONCERTO de abril, Takla falou sobre como recebeu o convite para o projeto. “É uma obra linda, deslumbrante, mas sou árabe e naturalmente me preocupou a possibilidade de cair na caricatura, no ‘arabizante’ bufo, ridículo. Mas logo me dei conta de que havia temas mais interessantes aos quais eu poderia me dedicar.”

“Para mim, parece mais interessante focar a questão do machismo, do assédio, dos sistemas que possibilitam essas dinâmicas. Isso oferece possibilidades muito mais ricas que um foco na Turquia imaginária, de paxás ridículos”, explica o diretor. Para tanto, ele ambienta a história em nosso tempo, em um hotel de luxo em Paris. “A ópera comporta a discussão de temas mais duros, o que não significa que a narrativa não possa ser divertida, leve.”

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Entrevista com Jorge Takla, por João Luiz Sampaio [acesso exclusivo para assinantes]
Notícias Itaú Cultural lança PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas
Notícias Sopranos mexicanas Jennifer Mariel e Paula Malagón vencem Concurso Maria Callas
Crítica Um ‘Castelo do Barba Azul’ aterrorizante em leitura da Osesp

 

Cena de 'O Rapto do Serralho', no Theatro São Pedro [Divulgação/Heloisa Bortz]
Cena de 'O Rapto do Serralho', no Theatro São Pedro [Divulgação/Heloisa Bortz]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.