Até o fim deste mês estará concluída a primeira fase da construção do novo Teatro Cultura Artística. A estrutura do prédio já está finalizada e coberta.
Apenas a fachada, com o mural de Di Cavalcanti, e o foyer de entrada foram poupados do incêndio que destruiu o antigo e histórico teatro da Rua Nestor Pestana, projetado por Rino Levi e inaugurado em 1950. Durante muitos anos, o Teatro Cultura Artística foi palco preferencial para a música clássica, tendo servido também como sede da Osesp na década de 1980.
A obra de reconstrução iniciou-se em 2017 e está planejada para duas fases. A primeira, a construção de toda a estrutura física do prédio, encerra-se agora. A partir de agosto, a Sociedade de Cultura Artística fará nova rodada para captação de recursos. A segunda fase da construção, que incluirá todos os acabamentos e equipamentos, deverá ter início no segundo semestre do ano que vem. A previsão para a conclusão da obra é novembro de 2021. A Sociedade de Cultura Artística planeja realizar a sua temporada de 2022 já no novo teatro.
O projeto do novo Teatro Cultura Artística, que preserva as estruturas que resistiram ao incêndio, é do arquiteto Paulo Bruna. Como no teatro antigo, o foyer térreo levará, no centro, a uma sala menor, com 200 lugares. A sala principal, com 750 lugares, foi projetada como espaço ideal para a música de câmara, que, assim como no teatro antigo, terá sua entrada pelo foyer do primeiro andar.
Clique aqui para mais informações sobre o novo Teatro Cultura Artística.
Veja abaixo algumas fotos da obra [Fotos Revista CONCERTO]
Leia mais
Revista CONCERTO (agosto 2017) Cultura Artística anuncia construção do novo teatro